
Foto/Divulgação
Competindo na categoria até 44 kg, Maitê alcançou a marca total de 105 kg — sendo 48 kg no arranco e 57 kg no arremesso. O índice internacional da categoria é de 125 kg, o que evidencia o potencial da atleta, que ainda no início da carreira já desponta como uma das grandes promessas do esporte nacional.

A niteroiense treina quase diariamente sob a supervisão das professoras Aline Campeiro e Vitória Aveiro, ambas campeãs e referências no Levantamento de Peso Olímpico. O PESC tem sido fundamental nesse processo, oferecendo estrutura, acompanhamento técnico e oportunidades para que jovens talentos se desenvolvam dentro e fora das competições.
O subsecretário de Direitos Humanos de Niterói e treinador de atletas olímpicos, Carlos Aveiro, destacou a conquista de Maitê:
“O que a Maitê está fazendo é gigantesco. Uma menina de apenas 13 anos chegar a esse nível técnico é motivo de muito orgulho para Niterói e para o PESC. Ela já é uma potência no esporte, e com o trabalho sério que vem sendo feito, há grandes possibilidades de que, aos 15 anos, ela esteja brigando por medalhas em nível internacional. Estamos testemunhando o nascimento de uma grande atleta brasileira.”
A Prefeitura de Niterói vem ampliando os investimentos na formação esportiva de jovens talentos. O PESC realiza, em média, 1.250 atendimentos por mês e oferece 15 modalidades esportivas, entre elas Atletismo, Badminton, Ginástica, LPO, Wrestling, Skate, Futebol, Zumba, Hóquei sobre Grama, Tênis de Mesa, Jiu-Jítsu, Vôlei, Ioga e Futmesa.
Nascida na comunidade da Igrejinha, no bairro do Caramujo, Sheila Bahia hoje é coordenadora do PESC.
“A vitória da Maitê simboliza tudo o que o PESC representa: oportunidade, transformação e, acima de tudo, mudança de vida e novos sonhos. Ela chegou aqui aos 8 anos e, hoje, aos 13, já carrega uma trajetória de superação e conquista. Passou por diversas modalidades até se encontrar no Levantamento de Peso Olímpico — sempre com muita determinação. Ver uma jovem do Morro do Céu, com uma história de luta ao lado da família, alcançar um título brasileiro é mais do que uma conquista esportiva, é uma vitória de vida. Quando oferecemos estrutura, afeto e acolhimento, nossos talentos podem ir muito longe. Estamos extremamente orgulhosos e certos de que este é apenas o começo da caminhada dela”, reforça Sheila.