Funarj e LER promovem eventos de cultura na Casa de Cultura Laura Alvim

Foto: Divulgação

Primeira edição do projeto idealizado por Bárbara Cortesi celebra a diversidade literária da cidade e conta com jurados premiados como Jeferson Tenório, Mariana Salomão Carrara e Marcelo Moutinho
 

A cena literária do Rio de Janeiro ganha um novo espaço de destaque com a chegada do Prêmio Carioca de Contos 2025, iniciativa da escritora e produtora cultural Bárbara Cortesi. As inscrições estão abertas até o dia 22 de novembro e podem ser feitas de forma gratuita e totalmente online, pelo site www.premiocariocadecontos.com.br.
 

O prêmio tem como objetivo revelar novos autores e dar voz à pluralidade de estilos e sotaques que formam a literatura feita na cidade – do Méier a Santa Cruz, da Penha à Gávea, de Bangu à Glória.
 

“Queremos ouvir as histórias que nascem nas ruas, nas praças, nos trens, nas escolas. O prêmio vem para fortalecer a escrita como expressão da cidade e instrumento de cidadania”, afirma Bárbara Cortesi.
 

Um júri de peso

A primeira edição conta com um júri de destaque nacional e internacional, reunindo autores premiados e reconhecidos pela crítica: Cláudia Chigres, Jeferson Tenório, Juliana Leite, Leonardo Tonus, Marcelo Moutinho e Mariana Salomão Carrara. Juntos, eles somam prêmios como Jabuti, São Paulo de Literatura, Clarice Lispector e o O. Henry Prize, dos Estados Unidos.
 

Formação e publicação

Os 20 autores selecionados participarão de uma jornada formativa online, com curso de escrita literária, reflexões sobre literatura contemporânea, mentorias e aula sobre marketing editorial. Entre os convidados estão Eliana Alves Cruz (vencedora do Jabuti 2022), Cláudia Chigres (PUC-Rio), Leonardo Tonus (Université Sorbonne Nouvelle – Paris) e Dany Sakugawa.
 

Ao final, os contos passam por leitura crítica e reescrita, e serão reunidos em um livro coletivo, com lançamento previsto para abril de 2026, durante um evento literário no Rio.
 

Rio, Capital Mundial do Livro

O prêmio é realizado em parceria com o Ministério da Educação (via UniRio), a ONG CEDAC e a Mater Produções, e acontece em um ano simbólico: 2025, quando o Rio de Janeiro é reconhecido pela UNESCO como Capital Mundial do Livro.
 

“O Prêmio Carioca de Contos chega para reforçar a potência da literatura carioca e o papel da cidade como espaço de criação e memória”, completa Bárbara.

 

Fonte: Andreia Constâncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *