WhatsApp-Image-2025-10-06-at-11.50.591-e1759774237915

Foto: Divulgação

Unidade de Maricá vem se consolidando como referência em assistência hospitalar, pesquisa e inovação na área da Saúde

 

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, marcou presença no 12º Congresso RioPharma de Ciências Farmacêuticas com um estudo desenvolvido por profissionais do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. O pôster científico foi apresentado no mês de setembro e abordou a dispensação do medicamento ‘Paracetamol bolsa’, destacando a experiência da unidade hospitalar na implementação e manejo do recurso.

O estudo foi elaborado pelos profissionais Marina Soares Gonçalves, Victória Reis de Figueiredo, Suellen Coelho de Oliveira Pacheco, Taynah da Silva Pinheiro e Rodrigo Monteiro dos Santos Bandeira. O poster científico descreveu o processo clínico e administrativo que envolveu a introdução do medicamento – registrado em 2022 na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – na unidade hospitalar. O uso do ‘Paracetamol bolsa’ requer protocolo específico de dispensação e é indicado especialmente para pacientes que não podem utilizar a via oral ou apresentam alergia à dipirona.

“O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara vem se consolidando como referência em assistência hospitalar, pesquisa e inovação no município. A atuação dos nossos profissionais em eventos científicos de grande porte reforça o compromisso da rede municipal com a qualidade do cuidado e a segurança do paciente”, ressaltou o secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho.

Foto: Divulgação

A experiência analisou o uso do medicamento entre maio e julho de 2025, por meio de uma análise documental de 16 pacientes. O estudo ressaltou, ainda, a importância do trabalho integrado entre farmacêuticos, equipe médica e o sistema de prontuário eletrônico, garantindo maior segurança e racionalidade terapêutica.

“Esse trabalho mostra como a prática diária pode gerar evidências que contribuem para avanços no cuidado oferecido na unidade. Isso amplia o reconhecimento do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara como uma instituição de excelência, tanto na área assistencial como de produção científica, conforme determinações do prefeito Washington Quaquá”, acredita a diretora-geral do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, Ana Paula Silva.

Foto: Divulgação

Avanços no Hospital Che Guevara
Atualmente, o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara passa por diversas obras de ampliação para se transformar na Cidade da Saúde Dr. Ernesto Che Guevara. As intervenções visam oferecer ainda mais serviços à população e, na primeira etapa, há previsão de disponibilização de serviços como hemodiálise (procedimento que substitui a função dos rins) e hemodinâmica (tratamentos cardiovasculares).

Além disso, serão construídos mais leitos de enfermaria cirúrgica, salas para operações, enfermaria coronariana, um prédio administrativo e o centro de imagem será ampliado. Posteriormente, o projeto também prevê a criação do Hospital da Mulher, da Criança e uma maternidade. Outra frente inclui a previsão de serviços de medicina nuclear, que permitirão diagnósticos precisos e individualizados através da análise do DNA, possibilitando detecção precoce de doenças.

É importante destacar que a unidade hospitalar não atende pacientes por livre procura (demanda espontânea). A unidade recebe apenas pacientes agendados pela Central de Regulação. Atendimentos de urgência e emergência por livre procura são realizados no Hospital Conde Modesto Leal (Centro), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e na UPA Municipal Santa Rita (Itaipuaçu).

 

Fonte: www.marica.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *