
Foto: Divulgação
Promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, encontro terá painéis com líderes empresariais, especialistas, autoridades e pensadores
A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) mostrará que os problemas do estado têm solução durante o III Fórum Rio Empreendedor, nos dias 8 e 9 de outubro, no Centro. E mais que isso: vai valorizar as qualidades fluminenses, muitas vezes deixadas em segundo plano devido à violência. A terceira edição do evento terá como tema “O Rio que queremos: um mar de oportunidades para quem deseja aqui viver, trabalhar, empreender, investir e visitar”. A organização espera reunir cerca de 1.200 pessoas, que acompanharão painéis com líderes empresariais, especialistas, autoridades e pensadores.
“Embora nosso nome seja Rio, temos um mar gigantesco de oportunidades para quem quer investir. Seja no turismo, no esporte, na cultura, no entretenimento… Basta ver os megaeventos que promovemos, como a Olimpíada, a Copa do Mundo, o Rock in Rio e, mais recentemente, os shows da Madonna e da Lady Gaga”, ressalta Josier Vilar, presidente da ACRJ: “Claro que precisamos discutir o problema da segurança, que muitas vezes acaba se sobrepondo às nossas qualidades. As pessoas têm um certo temor de investir aqui, como se o Rio fosse uma praça de guerra. Mas não é, o Rio é um lugar florescente. Nosso desafio é mudar essa imagem”.
Nomes de destaque no cenário estadual participarão do encontro. Na abertura, o talk show “Os desafios do Rio como cidade empreendedora” vai estimular os participantes a abordarem o tema “O Rio que queremos”, relacionado aos segmentos da indústria, do comércio e serviços e do apoio ao pequeno empresário. Josier Vilar será o moderador do debate, que terá Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico do Rio, e Nicola Miccione, secretário estadual da Casa Civil, sendo entrevistados por Antonio Vilela, vice-presidente da Firjan-Cirj; Guilherme Mercês, da Fecomércio-RJ; e Robson Carneiro, presidente do Conselho Sebrae-Rio.
Em seguida, Marcelo Itagiba, delegado da Polícia Federal, vai conduzir o painel “Os desafios da Segurança Pública para os negócios do Rio”. Victor Cesar Carvalho, secretário de Segurança Pública do estado; BrennoCarnevale, diretor-geral de Segurança do município; Camilo D’Ornellas, consultor e gestor de segurança; e Eduardo Rebuzzi, membro da ACRJ, vão debater as soluções para o problema.
Já na abertura do segundo dia, Luiz Eduardo Baptista, presidente do Flamengo; Osmar Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio; e Fred Luz e Pedro Guimarães, representantes da ACRJ, vão falar sobre a importância do futebol para o crescimento da cidade.
O fórum será encerrado pelo talk show “De Irineu Evangelista a Irineu Marinho – Um legado de empreendedorismo e inovação para o Rio e o país”. Com a condução do jornalista Ancelmo Gois e as participações de Jorge Caldeira, biógrafo do Barão de Mauá; e Merval Pereira, jornalista e presidente da ABL, o encontro vai conectar passado, presente e futuro do empreendedorismo brasileiro.
O que o Rio tem de melhor
A edição deste ano apresentará novidades em relação às anteriores, com vários espaços interativos para o público.
O Espaço Rio de Trajetórias, localizado no hall de entrada do prédio, será um ambiente concebido para celebrar a história, a inovação e o legado da ACRJ e do empresariado fluminense. Uma linha do tempo vai conectar passado, presente e futuro da atividade empreendedora no Rio, destacando presidentes da ACRJ, associados e empresas que marcaram a economia e a sociedade. Mais do que uma exposição, o espaço será uma experiência imersiva, com recursos visuais e narrativas que aproximam o visitante da força transformadora do empreendedorismo. Um convite à reflexão sobre como a história da ACRJ se mistura e se complementa com a trajetória de seus associados.
Já o Espaço Rio de Conexões, no 14º andar, será um ambiente dinâmico e interativo, criado para ser o ponto central de networking e geração de negócios. A iniciativa pretende conectar diferentes setores da economia fluminense, aproximando o público de pequenos e médios produtores de diversas regiões do estado. Nele teremos:
– O Rio de Sabores, um convite para experimentar a autenticidade e a diversidade da gastronomia fluminense. O espaço vai reunir produtores locais, valorizando sabores artesanais que contam histórias do Rio em cada detalhe.
– O Rio de Ideias será uma sala interativa do Fórum, com palco de debates inspiradores, trocas criativas e experiências de cocriação onde o público será provocado a refletir sobre tendências, inovação e os desafios que moldam o futuro dos negócios.
– O Rio da Economia Solidária, espaço colaborativo que vai reunir 10 empreendedores do Conselho Empresarial de Comunidades, Economia Solidária, Microempreendedorismo e Terceiro Setor da ACRJ para apresentar seus produtos e serviços.
Confira a programação do evento em https://acrj.org.br/index.php/forum-rio-empreendedor-2025/
Serviço
III Fórum Rio Empreendedor – O Rio que Queremos
Endereço: Rua Candelária, 9, no Centro do Rio
Data: 8 e 9 de outubro
Horário: das 9h às 18h
Informações: (21) 2514-1213 / 99613-6740
Fonte: Marcos Vinicius