handler (25)

Foto: Divulgação

Nas apresentações, os escritores mirins lerão algumas histórias e declamarão poesias 

 
 

Crianças integrantes do projeto Escrevendo Minha História, patrocinado pelo MetrôRio, lançam neste mês de dezembro a terceira edição do livro que leva o mesmo nome do programa socioeducativo. Com a orientação de profissionais de excelência, 170 alunos de cinco escolas municipais próximas às estações Acari/Fazenda Botafogo e Pavuna foram envolvidos no processo criativo da obra, que conta com histórias autênticas a partir da narrativa dos próprios estudantes. As apresentações serão realizadas no dia 5, nas escolas municipais Erico Veríssimo, Otávio Kelly e Arthur Azevedo, e no dia 16, nas escolas municipais Thomás Jefferson e José Pedro Varella.

 
 

O processo de criação do livro durou cerca de quatro meses e contou com uma série de oficinas que orientaram as crianças para a organização e escrita das histórias. Durante as etapas de aprendizado, os alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e dar vida à imaginação, com muita criatividade, autoconhecimento e profunda conexão com as suas identidades territoriais. A iniciativa é muito mais que uma jornada literária, é um legado que reflete o poder transformador da ligação entre arte e educação, como pilares fundamentais para o exercício da cidadania cultural, valorizando a diversidade nas escolas e comunidades.

 

O projeto Escrevendo Minha História promove oficinas de contação de histórias e redação para crianças e adolescentes de comunidades e da rede municipal de ensino. Com o apoio do MetrôRio, pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa tem como foco reforçar a escrita e o desenvolvimento educacional. Em cada edição, os alunos participantes se envolvem no processo criativo do livro. Até o momento, já foram lançadas duas edições da obra, ambas com histórias autênticas produzidas pelos próprios estudantes.
 

 

A iniciativa executa suas atividades com foco no desenvolvimento de territórios em situação de vulnerabilidade social, próximos às estações do sistema metroviário. O incentivo do MetrôRio a iniciativas como essa faz parte do compromisso de responsabilidade social da empresa. Este ano, para a escolha das iniciativas atendidas, a concessionária considerou as vertentes da democratização ao acesso à educação, cultura, inclusão social e geração de renda.
 

 

Serviço:  

 

Lançamento do livro Escrevendo Minha História 

  

Data: 5/12

Escolas: 

Erico Veríssimo, em Acari, às 8h

Otávio Kelly, na Pavuna, às 10h30

Arthur Azevedo, na Pavuna, às 13h

 

Data: 16/12

Escolas: 

Thomás Jefferson, em Acari, às 10h

José Pedro Varella, na Pavuna, às 13h

Fonte: MetrôRio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *