O Hospital Geral do Ingá (HGI), em Niterói, vai ficar sem atendimento pelo plano de saúde Unimed Leste Fluminense. O convênio pediu o descredenciamento da unidade e não vai renovar o contrato que vence na próxima terça-feira (03/12). Até a data, os atendimentos no local estão garantidos. O motivo seria devido à crise financeira que o plano de saúde vem enfrentando na região.
A medida adotada pela operadora irá afetar os atendimentos, consultas, exames, procedimentos cirúrgicos e até internações. Além de perder uma referência na área de urologia e nefrologia, que há décadas atendem pacientes de Niterói e de todo o Estado do Rio de Janeiro que conta com mais de 132 leitos especializados. O Hospital Geral do Ingá informou em nota que “não abre mão de ter foco na qualidade assistencial prestada ao paciente em primeiro lugar” e “que sempre se manteve aberto ao diálogo com as operadoras, tendo como prioridade buscas das melhores opções do setor e do paciente”. “HGI trabalha pela sustentabilidade setorial, adotando as melhores práticas de gestão, e trabalhando com novos modelos de remuneração juntos as suas diversas operadoras de saúde parceiras que compartilham o valor de se oferecer a sociedade o melhor que a medicina tem”. A atitude da Unimed repercutiu mal entre pacientes e internautas nas redes sociais, que criticaram a postura da operadora. “Equipe nota mil. Parabéns a direção do HGI por nos oferecer um hospital tão completo. O HGI é a melhor unidade que tem em Niterói. Galera vamos ligar para a Unimed e falar que não aceitamos o descredenciamento do HGI. É para o nosso bem. Estou muito preocupada com essa situação”, disse a internauta Leila Reveles.
Abaixo-assinado contra a Unimed Leste Fluminense
Esta é uma iniciativa dos usuários do plano de saúde contra medida adotada por essa operadora para descredenciar o Hospital Geral do Ingá (HGI) impossibilitando que os pacientes tenham acesso a unidade. O objetivo do abaixo-assinado é manifestar o desejo de usuários do plano de saúde da Unimed Leste Fluminense de que as pessoas e autoridades competentes tomem as devidas providências para que haja a permanência do HGI e conveniada à Unimed. Assim, se garante ao usuário o direito de escolher em qual hospital deseja fazer os seus exames, evitando que seja direcionado ou obrigado a ser atendido por algum estabelecimento que não seja de sua preferência.
Para STJ, plano deve informar sobre descredenciamento do hospital
Uma operadora de saúde tem a obrigação de comunicar aos usuários o descredenciamento de qualquer clínica ou hospital de sua rede de atendimento, mesmo que a rescisão do contrato não tenha partido da administradora do plano, mas, sim, da entidade hospitalar. O entendimento é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Texto/Colaboração: Rodrigo da Matta