Foto: Divulgação
Serão oferecidas 40 vagas no Vestibular 2026
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) passa a oferecer, a partir de 2026, o curso de Engenharia de Energias Renováveis, uma das primeiras graduações do tipo em uma universidade pública brasileira, após o reconhecimento da profissão por resolução do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Por meio do Vestibular Estadual, serão ofertadas 40 vagas anuais, com entrada semestral. O curso tem duração de 5 anos, com aulas realizadas em turno integral, no campus Maracanã.
Currículo e empregabilidade
A nova graduação da Uerj integra conhecimentos de engenharia elétrica, mecânica, ambiental e química. O currículo foi elaborado com contribuições dos diversos departamentos da Faculdade de Engenharia (FEN), com destaque para o Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente (Desma) e o Departamento de Engenharia Elétrica (ELE), e já prevê 10% da carga horária para atividades de extensão.
O egresso do curso estará apto a projetar e implementar usinas renováveis, considerando impacto ambiental e social, viabilidade técnica e econômica e previsão do potencial de geração. Também será capaz de analisar dados históricos de vazão de rios, ventos e radiação solar; implementar sistemas de armazenamento de energia; conectar usinas ao sistema elétrico e compreender seus impactos e soluções, além de atuar na comercialização de energia e despacho energético.
O professor Paulo Eduardo Darski Rocha, do Departamento de Engenharia Elétrica, destaca que o campo de atuação para o profissional formado é amplo e diversificado. “Ele poderá se dedicar ao empreendedorismo ou trabalhar no mercado de energia, setor elétrico, microgeração e minigeração de energia limpa, pesquisa e inovação, intervenções de eficiência energética, startups e empresas de tecnologia, órgãos públicos, ONGs, consultorias e setor industrial”, aponta o professor, que coordenou o núcleo docente de criação do curso.
Demanda por profissionais capacitados
De acordo com um estudo da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), globalmente, os investimentos anuais em energia limpa (US$ 2,2 trilhões) já superam o montante destinado à exploração de combustíveis fósseis, incluindo petróleo, gás natural e carvão. Terceiro maior produtor de eletricidade renovável do planeta, atrás da China e dos Estados Unidos, o Brasil emprega atualmente cerca de 1,56 milhão de pessoas no setor de energia renovável, que deve continuar em expansão nas próximas décadas.
Segundo Rocha, a demanda crescente por profissionais qualificados em energia limpa motivou a criação do curso. “O Brasil e o mundo estão em um processo de transição energética, priorizando fontes renováveis para alcançar metas de descarbonização e sustentabilidade”, explica. “Iniciativas voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa e ao cumprimento dos compromissos assumidos em acordos internacionais tornam urgente a formação de especialistas preparados para enfrentar os desafios impostos por essa nova realidade econômica e ambiental”, acrescenta.
Vestibular Uerj 2026
O curso de Engenharia de Energias Renováveis é a segunda graduação lançada pela Uerj em menos de um ano. Em 2025, foi inaugurada a licenciatura em Cinema e Audiovisual, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Febf), em Duque de Caxias.
Os interessados em participar do Vestibular Uerj 2026 podem se inscrever para o 2º Exame de Qualificação até 4 de agosto. A prova está marcada para o dia 31 de agosto. Essa primeira fase do Vestibular Uerj é composta por dois exames de qualificação, sendo obrigatória a realização de pelo menos uma das provas.
Os aprovados na fase de qualificação podem realizar o Exame Discursivo. É somente nesta etapa que os candidatos fazem a escolha do curso e optam pelo sistema de cotas, se for o caso. O resultado do processo seletivo para os cursos de graduação da Uerj será obtido pelo somatório do resultado do Exame Discursivo e da pontuação recebida no Exame de Qualificação.
O edital, o conteúdo programático e o calendário completo do Vestibular podem ser acessados em https://www.vestibular.uerj.
Fonte: UERJ
