Com mais de 400 pessoas assistidas e 2 mil atendimentos mensais, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) de São Gonçalo ganhou uma casa nova. Localizada no Centro da cidade, a nova instalação irá garantir ainda mais a eficácia do serviço e a promoção de saúde à população. “O SAD é um serviço de grande importância para o município, pois ele garante o acesso e a promoção de saúde a todas as pessoas, independente da região em que residem, facilitando sobretudo o cuidado para aqueles que não podem se locomover até os equipamentos públicos. O SAD é a efetivação da política pública que garante os direitos de todos os indivíduos”, afirmou Jefferson Antunes, secretário de Saúde.
Com uma proposta de humanização, garantindo a desospitalização e a redução da permanência do indivíduo internado, o serviço promove a autonomia e tem como público alvo pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção; pessoas com patologias agudas, crônicas ou degenerativas, aqueles que necessitam de cuidados paliativos e com úlceras por pressão. Como é o caso de Cristovan José Miguel, de 80 anos. Com mielopatia, doença que compromete a medula espinhal e provocando perda dos movimentos do corpo, além de ter hipertensão e diabetes, o aposentado recebe regularmente a visita das equipes do SAD há dois anos. “Tem sido muito bom acompanhar a evolução dele. Ele faz todos os exames que precisa, as profissionais são muito atenciosas e comprometidas com o trabalho. A gente fica muito feliz de ver o esforço dele e o empenho da equipe em fazer com que ele melhore!”, relatou a esposa, Clea Nascimento, de 70 anos.
A recuperação de Cristovan mobilizou toda a família. O filho Carlos Miguel Nascimento, de 52 anos, entendendo a importância do cuidado permanente, como é aconselhado pelas equipes médicas, adaptou toda a casa para a mobilidade e exercícios do pai. Junto ao SAD, a família e as redes de cuidado também promovem saúde. “Fortalecer e incentivar essa rede é envolver todas as pessoas que convivem com o paciente na sua rotina de cuidados. Isso também faz parte do que é o SAD, a humanização, o fortalecimento das redes e vínculos, e fazer com que a família compreenda a importância da continuidade do cuidado”, disse Claudia Souza da Silva, coordenadora do SAD.
O serviço faz parte do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, e foi implementado no município em 2013. Atualmente o serviço que é administrado pela Organização Social Instituto Multi Gestão(IMG) conta com 14 equipes habilitadas pelo Ministério da Saúde, formadas por enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais.
SERVIÇO
Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)
(Próximo à sede do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e do Núcleo de Ostomizados)
Avenida Presidente Kennedy, 207, Centro, São Gonçalo