IMG_9760~2

Foto: Divulgação

Objetivo é agilizar o diagnóstico aumentando as chances de tratamento

 

A campanha Novembro Azul inspira o cuidado integral com a saúde do homem, de forma a entender suas particularidades e reduzir os desafios de acesso aos médicos. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) promove a partir da quarta-feira (26/11), e na primeira semana de dezembro, um mutirão de consultas em urologia para acelerar o diagnóstico do câncer de próstata. A estimativa é atender os cerca de 300 pacientes que aguardam vaga para essa especialidade no Sistema Estadual de Regulação.

 

Os atendimentos serão realizados no ambulatório do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ), situado no Maracanã, zona Norte da capital fluminense, e serão feitos em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), que irá ceder médicos urologistas para o mutirão.

 

“O cuidado com a saúde do homem nos apresenta desafios que, felizmente, conseguimos superar. Nossa gestão promoveu avanços significativos, como a ampliação de cirurgias minimamente invasivas para tratar o câncer de próstata no Hospital Pedro Ernesto e a adoção de novas tecnologias. O diagnóstico preciso e precoce aumenta muito as chances de sucesso do tratamento”, destaca a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

 

Cabe lembrar que os homens devem estar atentos aos cuidados com outras enfermidades relacionadas ao padrão de vida, assim como outros tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

 

“Não podemos negligenciar o acompanhamento médico e a atenção que o corpo necessita. Durante todo o ano, é preciso manter os exames atualizados e adotar bons hábitos para evitar o aparecimento de doenças como o infarto, AVC e câncer de próstata. Os pacientes que receberem um diagnóstico positivo no mutirão serão encaminhados para acompanhamento no Hospital Universitário Pedro Ernesto que é referência em urologia no estado”, explica Caio Souza, subsecretário de Atenção à Saúde da SES-RJ.

 

Desde 2019, o HUPE realiza cirurgias robóticas minimamente invasivas, que permitem uma recuperação mais rápida. Considerado uma evolução da videolaparoscopia, o procedimento conta com um robô que é controlado por um cirurgião.

“O Hospital Universitário Pedro Ernesto tem estado na vanguarda do cuidado em urologia. Cabe destacar que o câncer que mais mata entre homens ainda é o de próstata. Por isso, o cuidado deve começar assim que passar dos 50 anos. Dez por cento dos homens que têm câncer de próstata têm histórico familiar. Os exames são simples: um hemograma que afere o PSA, uma proteína da próstata e o toque, caso necessário”, esclarece Rui, que esteve no mutirão nesta quinta-feira (27/11).

 

José Francisco dos Santos, 63 anos, é natural da Paraíba e morador de Nova Iguaçu. Acompanhado da esposa, compareceu ao IASERJ para sua consulta e frisou a importância do acompanhamento regular.

 

“Desde os 50 anos, eu procuro manter meus exames em dia. Hoje estou aqui, achei ótimo o mutirão e vou poder fazer logo a consulta. Não tenho medo, nem vergonha, homem tem que se cuidar”, afirma José Francisco.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *