São mais de 600 vagas para profissionais nas áreas de Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e outras licenciaturas, para Pesquisa e Avaliação Multidimensional da Educação
Uma iniciativa importante para conhecer ainda mais a escola e promover a cultura de paz. Estão abertas as inscrições para pesquisadores bolsistas em Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e outras licenciaturas, para a Pesquisa e Avaliação Multidimensional da Educação, que vai mapear as demandas psicológicas, sociais e pedagógicas nas unidades escolares. São 689 vagas, e os interessados devem se inscrever no endereço https://funrioms.selecao.net.br/informacoes/16/.
— Esses profissionais vão atuar na linha de frente e nos ajudarão a entender as principais necessidades psicossociais da comunidade escolar como um todo — afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, que acredita que o projeto será importante para promover mais qualidade na educação dos estudantes.
A pesquisa vai mapear as demandas psicológicas, sociais e pedagógicas dos estudantes e responsáveis, professores e diretores, e atuar em casos pontuais de violência no ambiente escolar. Ela faz parte do Plano de Ações Integradas de Segurança e Cultura de Paz nas Escolas (SegPaz), elaborado pela Seeduc-RJ, dentro das propostas apresentadas pelo Comitê Intersetorial de Segurança nas Escolas, criado pelo governador Cláudio Castro em 2023.
Esta medida também atende à Lei Federal 13935-2019, que estabelece que municípios e estados devem prestar assistência psicológica e social, uma vez que estudos realizados afirmam que alunos com problemas psicológicos acabam sendo impactados diretamente na vida escolar com baixo rendimento e evasão escolar. Além disso, esses jovens tendem a piorar o relacionamento com seus familiares ou figuras de autoridade.
— Com isso, poderemos nos anteceder a possíveis situações de ameaças, bullying, racismo, furto, agressão, entre outras violações de direitos, e agir para adotar políticas públicas preventivas para evitar situações de conflito nas escolas — destacou a secretária Roberta Barreto.
Essa atividade é mais um passo que aproxima a Secretaria de Estado de Educação da comunidade escolar, para garantir uma cultura de paz e a promoção de segurança nas unidades escolares.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação