54750474889_5e08eeb78b_b

Cláudio Castro. Foto/Divulgação: Carlos Magno

O Estado do Rio de Janeiro conquistou a classificação “Bom” no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), elaborado pela Transparência Internacional – Brasil. A avaliação utiliza uma escala que vai de Péssimo, Ruim, Regular, Bom a Ótimo, e analisa os mecanismos de transparência e governança pública adotados pelos Executivos Estaduais e pelo Distrito Federal.

 

A ferramenta tem como objetivo comparar a evolução dos estados brasileiros, estimulando práticas cada vez mais transparentes e alinhadas às boas normas de governança.

—-A transparência não é apenas uma meta, mas um compromisso ético permanente da nossa gestão e um pilar fundamental para fortalecer a confiança entre o governo e a população. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo – comemorou o governador Cláudio Castro.

O levantamento destacou que o Governo do Estado do Rio de Janeiro apresenta avanços significativos em dimensões como Plataformas e Transformação Digital e Comunicação, atendendo a importantes mecanismos de transparência, entre eles:
disponibilização de ferramentas de acessibilidade digital no portal principal;
existência de canal para denúncias de corrupção anônimas; sistema completo de agendamento digital de serviços estaduais; publicação dos resultados de pesquisas de satisfação dos usuários de serviços públicos.

O Estado apresentou melhorias em diversos indicadores avaliados, o que reforça o compromisso permanente da gestão pública fluminense com o fortalecimento da transparência e do acesso à informação.

Entre os destaques, estão a adoção de inovações digitais aplicadas ao atendimento ao cidadão — como uso de inteligência artificial e chatbots —, a ampliação do sistema de agendamento digital de serviços públicos, que permite o acompanhamento das solicitações por etapas e a avaliação da satisfação dos usuários, além da divulgação da Carta de Serviços aos Cidadãos e da publicação anual dos resultados das pesquisas de satisfação.

Outros avanços incluem a publicação periódica de relatórios e pareceres de auditoria interna e a divulgação da lista de sanções administrativas aplicadas com base na Lei Anticorrupção (Lei Federal nº 12.846/2013).

O controlador-geral do Estado, Demétrio Farah, ressaltou que o resultado reflete o alinhamento da Controladoria-Geral do Estado (CGE RJ) com as diretrizes da atual gestão

—-Esta é mais uma etapa em que a CGE RJ avança, acompanhando o planejamento estratégico da gestão do governador Cláudio Castro em transformar o Estado em um governo mais digital e mais transparente. Seguimos trabalhando para alcançar o melhor conceito de transparência pública para o Rio de Janeiro.

A CGE RJ permanece comprometida em aperfeiçoar processos e contribuir para que a administração pública avance em mais indicadores e alcance níveis cada vez mais elevados de integridade e transparência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *