image (1)

Foto: Divulgação

Evento promovido pela Seeduc-RJ será realizado na quarta-feira, 26 de novembro, a partir das 10 horas, no Parque Garota de Ipanema, reunindo mais de mil pessoas em apresentações artísticas e literárias ao ar livre

Esta será a edição final do ciclo de 2025 do Sarau Literário, que percorreu todas as regiões do estado e mobilizou mais de 5 mil alunos, professores, gestores e membros da comunidade ao longo de 13 encontros.

Um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, o Parque Garota de Ipanema, será palco, na próxima quarta-feira (26 de novembro), a partir das 10 horas, de uma grande celebração da literatura e das artes protagonizada por estudantes da rede pública. O Sarau Literário, promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), chega à sua edição especial de encerramento reunindo cerca de mil alunos, professores e diretores de todas as regiões do estado.

A programação contará com mais de 30 atrações culturais, reunindo os destaques do ciclo. Serão peças teatrais, declamações poéticas, dança, exposições e oficinas — tudo com visitação aberta ao público. O Colégio Estadual Doutor João Nery (Centro-Sul), por exemplo, apresenta um teatro de fantoches acompanhado de performance de dança, inspirado no livro Com quantas asas se faz um cachorro, do Grupo Eureka. Do Sul Fluminense, a potência da palavra falada ganha espaço com uma Batalha de Slam, protagonizada por estudantes-poetas. Já o Colégio Estadual Canadá, da Região Serrana II, homenageia Benjamin de Oliveira — considerado o primeiro palhaço negro do Brasil — com um espetáculo teatral que celebra sua trajetória e a história do circo-teatro no país.

Da capital, o destaque é o Colégio Hebert de Souza, que levará ao palco uma performance especial com uma passista da Estação Primeira de Mangueira. A artista apresentará a música Não vadeia, Clementina, acompanhada por dez estudantes da unidade, em uma homenagem à força e ao legado de Clementina de Jesus, retratada no livro Quelé, a voz da cor.

“Encerramos este ciclo reunindo, em um único palco, talentos de todas as regiões do estado, que ao longo do ano mostraram a força da arte como caminho para a aprendizagem. Este encontro final é uma síntese potente do que acreditamos: quando a escola valoriza a expressão artística e amplia os espaços de fala e criação, os estudantes se sentem pertencentes, fortalecem vínculos e descobrem novas possibilidades para suas trajetórias”, destaca a subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel Abreu.

A iniciativa

O Sarau Literário foi realizado em todas as Diretorias Regionais da Seeduc-RJ. Ao todo, mais de 5 mil pessoas participaram dos eventos realizados em Niterói (Baixadas Litorâneas), Volta Redonda (Sul Fluminense), Natividade (Noroeste Fluminense), Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense), Vassouras (Centro-Sul), Nova Friburgo (Serrana II), Duque de Caxias (Metropolitana V), Petrópolis (Serrana I), São Gonçalo (Metropolitana II), Nova Iguaçu (Metropolitana I), Bangu (Metropolitana IV) e Mesquita (Metropolitana VII). O evento no Parque Garota de Ipanema contemplará também a capital/Leblon (Metropolitana VI) e Engenho de Dentro (Metropolitana III).

De acordo com a superintendente pedagógica da Seeduc-RJ, Flavia Costa, os saraus estão levando a literatura para além dos muros da escola, envolvendo não apenas estudantes e professores, mas também famílias e a população da cidade. “A cada nova apresentação, percebemos como esse trabalho vai ganhando forma com a identidade dos projetos desenvolvidos nas escolas. Acreditamos que, ao chegar no fim do ano, teremos consolidado uma trajetória ainda mais sólida em torno da leitura”, destacou.

Distribuição de livros

O Sarau Literário integra o Programa Educação do Amanhã, da Seeduc-RJ, voltado à recomposição das aprendizagens. Os eventos dão protagonismo aos projetos desenvolvidos em sala de aula para estimular a leitura, habilidade reconhecida como ponto de partida para o desenvolvimento de competências essenciais, como interpretação, reflexão e argumentação.

Neste contexto, a leitura literária ocupa um lugar estratégico: por meio da coleção Literatura a Vapor, do Grupo Eureka, estudantes e professores têm acesso a uma proposta híbrida que reúne livros físicos, audiobooks, conteúdos digitais e materiais pedagógicos de apoio.

Para o professor Marco Saliba, do Grupo Eureka, o Sarau reforça esse papel. “Este é o momento em que o estudante se torna protagonista e revela como as leituras o transformaram. A edição final reunirá as apresentações mais potentes do ano, em um espaço de experimentação de habilidades e celebração do sucesso. E o encontro em Ipanema será ainda mais especial: um dos parques mais icônicos da cidade, com o mar à nossa frente, presenteando a todos com a lindeza que é ler”, destaca.

As obras distribuídas às escolas da rede estadual no início do ano letivo foram Com quantas asas se faz um cachorro?, Vasto mundo, Gandhi – minha vida é minha mensagem, Vozes livres e Quelé, a voz da cor, que contribuem diretamente para o desenvolvimento das competências previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Serviço
Sarau Literário – Edição de Encerramento 2024
Local: Parque Garota de Ipanema — Arpoador, Rio de Janeiro
Data: Quarta-feira, 26 de novembro
Horário: A partir das 10h
Programação gratuita e aberta ao público

Fonte: Igor Araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *