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Nanica Brasil (Foto: Divulgação)

Com investimento inicial a partir de R$ 280 mil, rede de franquias especializada na sobremesa banoffee aposta em unidades menores, entre 40m² e 50m², para atrair novos franqueados e ampliar capilaridade nacional

 

Fundada em 2018 pelos amigos Leonardo Macedo e Tito Barcellos, o Nanica Brasil transformou uma pequena loja de 40m² na Rua Augusta, em São Paulo, em uma rede com mais de 60 unidades espalhadas por todo o país e faturamento de R$ 53 milhões em 2024. Conhecida pela tradicional receita de banoffee, feita com massa de bolacha ao leite, doce de leite, banana e chantilly, a marca agora aposta em um modelo de franquia mais compacto e de menor custo para impulsionar a nova fase de expansão. 

Com lojas entre 40m² e 50m², como a unidade de Pinheiros, em São Paulo, a proposta é facilitar a entrada de novos empreendedores no negócio. O investimento médio para implantação, incluindo cozinha e ambientação, gira em torno de R$ 280 mil, com payback entre 18 e 30 meses. “Queremos democratizar ainda mais o acesso à nossa franquia. As lojas menores são eficientes, otimizam a operação e mantêm a rentabilidade do negócio”, explica Thais Costa, CEO da marca.

Foto: Divulgação

 

Além do Rio de Janeiro e de Niterói, outras praças já estão disponíveis para novos franqueados, como João Pessoa (PB) e Florianópolis (SC), mas a rede segue aberta a interessados de todas as regiões do país. “O Rio e Niterói estão entre as cidades prioritárias em nosso plano de expansão. São mercados estratégicos, com forte apelo turístico, alto potencial de consumo e um público que valoriza experiências gastronômicas. Buscamos parceiros que se identifiquem com a marca e com o propósito de levar o Nanica para todos os cantos do país”, destaca Thais.

A trajetória do Nanica começou de forma despretensiosa, com um investimento inicial de R$ 15 mil na produção artesanal em Curitiba (PR). O impulso definitivo veio com a mudança para São Paulo, em 2019, e a chegada do ator e apresentador Tiago Abravanel como sócio e embaixador da marca. “Foi um divisor de águas a chegada do Tiago no Nanica. Com visibilidade e apoio, conseguimos ampliar a operação e acelerar nossa presença no mercado. Expandimos nosso cardápio e, em pouco menos de três anos, estamos com 13 lojas próprias”, relembra Tito Barcellos, cofundador e responsável pelas receitas do cardápio.

Desde então, a marca vem apostando em criatividade e inovação. Além da tradicional Banoffee, o cardápio ganhou variações como Monoffee (com morango) e Uvoffee (com uva), além de parcerias com marcas como Oreo, Paçoquita, Los Los e Farinha Láctea. Em 2025, a estratégia inclui fortalecer lançamentos sazonais como nova frente de negócio. Depois do sucesso do Panetoffee, panetone com recheio de banana e doce de leite inspirado na torta mais vendida da casa, lançado no último Natal com investimento de R$ 110 mil e retorno de R$ 400 mil, o Nanica ampliou o portfólio com o primeiro ovo de Páscoa de colher da marca, reforçando o compromisso com inovação e presença nas principais datas do varejo.

A entrada da holding SMZTO, em 2021, marcou um novo capítulo na história do Nanica. Com o apoio da empresa, especializada em franchising, a marca expandiu sua presença para novas regiões, consolidando-se no mercado. Atualmente, com investimento acessível, operação enxuta e forte apelo de marca, o Nanica pretende fechar 2025 com 80 unidades e seguir crescendo sem perder a essência que a tornou uma das franquias de sobremesas mais queridas do país.

Sobre o Nanica

Em 2018, com um ponto de venda em uma viela da Rua Augusta, Léo e Tito, cozinheiros e amigos de longa data, saíram de Curitiba e trouxeram sua Banoffee para conquistar o coração dos paulistanos. Em seguida, o Nanica ganhou um novo apaixonado: o artista Tiago Abravanel. Juntos, abriram 13 operações em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Em 2021, a holding SMZTO, de José Carlos Semenzato, um dos investidores do Shark Tank Brasil, também entrou na sociedade, com o intuito de expandir o Nanica para todo o Brasil através do franchising. Com mais de 60 lojas espalhadas em todo o território nacional, a fórmula do sucesso é feita de banana, doce de leite caseiro, chantilly especial da casa e muito amor e criatividade.

Para mais informações, visite o site.

 

Fonte: Felipe Sá

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