IMG_3321

Foto: Divulgação

Iniciativa do Movimento de Mulheres oferece formação e orientação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade


O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) realizou, no auditório da instituição, a cerimônia de encerramento da 5ª turma da capacitação “Jovem Aprendiz: Potencializando Habilidades e Competências para o Mundo do Trabalho”, desenvolvida pelo Projeto Recria.

O evento contou com a participação de aproximadamente 20 adolescentes, seus convidados, 16 facilitadores e as diretoras do MMSG. A música escolhida para a entrada dos formandos foi “Continuação de um Sonho”, do rapper BK, e a aluna Esther da Silva Oliveira foi a representante da turma na fala de agradecimento.
“Agradecemos aos professores, toda equipe técnica do RECRIA e, principalmente, à gestora Marisa Chaves, pela oportunidade de darmos mais um passo em nossa trajetória de vida”, disse a representante dos estudantes.
A capacitação faz parte de uma iniciativa que o Movimento de Mulheres vem desenvolvendo há cinco anos, com o objetivo de oferecer novas perspectivas de vida a adolescentes atendidos pela instituição — muitos deles em situação de vulnerabilidade ou vítimas de diferentes formas de violência.
A proposta surgiu da necessidade de ampliar o atendimento oferecido pelos projetos NEACA Tecendo Redes e Recria, indo além do acolhimento inicial e proporcionando ferramentas concretas para a inserção social e profissional dos jovens.

‘É uma alegria enorme estar diante de tantos jovens cheios de sonhos’

A gestora e coordenadora do MMSG, Marisa Chaves, ressaltou a importância da instituição poder contribuir para formação ética dos jovens, respeitando a diversidade em um mundo tão desigual.
“É uma alegria enorme estar diante de tantos jovens cheios de sonhos, com idades entre 14 e 20 anos. Ver que nossa instituição contribui com formação ética, respeitando a diversidade em um mundo tão desigual. É emocionante! Agradeço aos jovens por persistirem e às famílias que acreditaram nesse caminho. Também agradeço à equipe técnica do Recria e aos voluntários que tornaram tudo possível. Graças a esse esforço coletivo, concluímos a quinta turma de jovens aprendizes. Essa fase é cheia de emoções e dúvidas, mas faz parte da construção da vida adulta”, discursou Chaves.

Preparação comportamental e social para o mercado de trabalho

De acordo com a psicopedagoga e coordenadora técnica do Projeto Recria, Elisabeth Lourenço, o programa foi idealizado como uma capacitação — e não um curso técnico — voltado à preparação comportamental e social para o mercado de trabalho.
“A iniciativa busca ensinar desde a elaboração de currículos até a postura profissional e o comportamento após a contratação. Queremos que eles compreendam o valor de suas qualificações e aprendam a se apresentar com confiança e respeito”, destacou.

Representante do Estado elogia ‘trabalho transformador’

A superintendente de Projetos Especiais da Casa Civil do RJ, Viviane Carvalho, destacou o trabalho transformador realizado pelo Projeto RECRIA organizado pelo MMSG.
“É um prazer participar mais uma vez dessa formação no Movimento de Mulheres. A quinta turma do projeto vai muito além de qualificação: representa conhecimento, autoconhecimento e porta de entrada para o mercado de trabalho. Estou muito feliz em acompanhar essa trajetória e desejo que todos possam sonhar alto e realizar seus objetivos. Agradeço à Marisa e toda a equipe por esse trabalho tão transformador”, disse Carvalho.

Proteção, acolhimento às crianças e adolescentes vítimas de violências

O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) é uma organização da sociedade civil que atua há 36 anos na defesa dos direitos das mulheres, no enfrentamento às desigualdades de gênero e na promoção da cidadania e da justiça social.
A instituição desenvolve diversos projetos voltados à proteção, acolhimento às crianças e adolescentes vítimas de violências, com destaque para o Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado em parceria com a Petrobras; o Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (NACA), que conta com apoio da Fundação para Infãncia e Adolescência (FIA) e RECRIA, projeto apoiado pela Subsecretaria de Política Inclusiva da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Em caso de ajuda ou informações, o MMSG disponibiliza os contatos dos projetos e, atende, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no endereço abaixo:

Recria – Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)

 

Fonte: Charles   Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *