Foto: Divulgação
Telejornal exibiu entrevista exclusiva com a psicóloga Cristiane Pereira, coordenadora técnica do Projeto NEACA Tecendo Redes em São Gonçalo
A importância do trabalho integrado na prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes foi tema de destaque no telejornal Band Rio, que exibiu, no último sábado (11/10), uma entrevista com a psicóloga Cristiane Pereira, coordenadora do Projeto NEACA Tecendo Redes, que é realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo com a parceria da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.
Durante a conversa, Cristiane apresentou as principais ações e resultados alcançados pela iniciativa, que vem fortalecendo a rede de proteção à infância em diferentes municípios fluminenses.
Na entrevista, a coordenadora ressaltou que o projeto atua de forma articulada com os serviços públicos de assistência social, saúde, educação e sistema de garantia de direitos, promovendo ações formativas, rodas de conversa e atividades comunitárias voltadas à prevenção da violência e promoção do cuidado.
“Nosso objetivo é sensibilizar profissionais e famílias sobre a importância da escuta, do acolhimento e da proteção integral às crianças e adolescentes. Quando fortalecemos a rede, ampliamos as chances de romper ciclos de violência e garantir um desenvolvimento saudável”, destacou Cristiane durante a entrevista.
Fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários
O NEACA Tecendo Redes tem como foco principal o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a valorização da vida e a construção de espaços seguros de convivência.
“O projeto NEACA também realiza oficinas socioeducativas, capacitações e campanhas públicas, buscando envolver a sociedade na luta pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Atualmente contamos com a parceria da Petrobras e o apoio da Prefeitura de São Gonçalo, mas esperamos ter a ajuda de outras instituições para expandirmos esse trabalho para outros municípios, além de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias”, ressaltou Cristiane Pereira.
A participação da coordenadora no telejornal Band Rio reforça a visibilidade e a relevância do trabalho desenvolvido pelo projeto, que tem se consolidado como uma importante referência na articulação intersetorial e na defesa de políticas públicas voltadas à proteção das crianças e adolescentes no estado do Rio de Janeiro.
Abrangência em três municípios
O projeto NEACA:Tecendo Redes, iniciado em 2024, com a Parceria da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais e também atua em apoio a outros projetos para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias com o objetivo de contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).
Em caso de ajuda, os núcleos disponibilizam seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, nos endereços e telefones abaixo:
NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)
NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).
NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095).
Fonte: Charles Rodrigues
