Hemonúcleo de São Gonçalo recebe servidores municipais
Por conta do baixo estoque de sangue, o Hemonúcleo de São Gonçalo lançou uma campanha de doação de sangue entre os profissionais de Saúde do município. Até o dia 8 de setembro, a unidade estará de portas abertas, de 8h às 12h, para receber aqueles que estão diretamente atentos quanto a importância da doação de sangue.
“Atualmente, nossa maior necessidade é de sangue dos tipos O positivo e O negativo. No entanto, como abastecemos todas as unidades de saúde do município, incluindo os hospitais conveniados da rede do Sistema Único de Saúde, precisamos de todos os tipos sanguíneos. A cada ano que passa a demanda por sangue aumenta, por isso devemos sempre estar atentos para que o estoque não fique vazio. Convocamos todos os profissionais de saúde e também toda a população em geral para realizar esse ato de humanidade que não leva nem 15 minutos”, disse Thamyris Lopes, coordenadora do Hemonúcleo.
Nesta sexta-feira (26), os profissionais do Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, que fica na Lagoinha, participaram da campanha. Na próxima segunda-feira (29), será a vez dos que trabalham no Pronto Socorro Infantil (PSI).
A fisioterapeuta ocupacional do Hospital Franciscano, Iere Rosa Mourão, de 42 anos, não somente abraçou a causa como também levou seu marido para participar da ação.
“Já somos doadores há muitos anos e, quando recebi o informe da campanha, não hesitei e logo me programei para vir doar. Sei, como profissional da saúde, o quanto é importante manter os estoques de sangue abastecidos e procuro passar essa informação para todos ao meu redor”, contou Iere.
Aqueles que quiserem realizar a doação devem fazer um cadastro no Hemonúcleo, onde passam por uma triagem clínica, com entrevista, verificação da pressão arterial e teste de anemia.
Após a doação, que dura cerca de 10 minutos, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV. Somente após o resultado dos exames, o sangue é liberado para que seja doado com segurança.
Dentre os requisitos necessários para doar, é preciso pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar alimentado, com a precaução de evitar alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano.
O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona ao lado do Pólo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.