uerj

Foto: Divulgação

Livro publicado pela editora da Universidade também está entre os indicados


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está representada por seis obras entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. A lista com os finalistas será divulgada no dia 22 de julho. Os vencedores da premiação serão conhecidos em cerimônia para convidados em 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista. Este ano o prêmio recebeu 2.004 inscrições.

São 25 categorias distribuídas em dois eixos: “Ciência e Cultura” e “Projetos Especiais”.

EdUerj indicada pelo segundo ano consecutivo

A Editora da Universidade do Rio de Janeiro (EdUerj) está presente este ano entre os semifinalistas na categoria “Artes” com a publicação “O Brasil de Jack Smith: arte queer, tropicalista e underground”, de Ana Gabriela Dickstein. O livro é o primeiro em português a abordar o cineasta, fotógrafo e performer norte-americano, considerado ícone da contracultura e precursor do teatro queer e do cinema expandido.

A EdUerj já foi agraciada, em 2017, com o Prêmio Jabuti, e, em 2021, com o Prêmio ABEU, da Associação Brasileira de Editoras Universitárias.

Professores semifinalistas no eixo Ciência e Cultura

O livro “Ruínas circulares: uma antropologia da história do norte do Haiti”, do professor Rodrigo Charafeddine Bulamah, do Departamento de Antropologia da Uerj, concorre na categoria “Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais”. A obra, da editora Papéis Selvagens, explora as articulações entre vida e história no norte do Haiti a partir de uma etnografia centrada no vilarejo de Milot, onde diferentes vestígios de tempos passados se cruzam por meio de experiências cotidianas e rituais.

O professor Guilherme Leite Gonçalves, da Faculdade de Direito da Uerj, é outro semifinalista, com o título “Financeirização: crise, estagnação e desigualdade”, na categoria “Economia”. A publicação, da Editora Contracorrente, foi organizada em conjunto com Lena Lavinas, Norberto Montani Martins e Elisa Van Waeyenberge, e busca oferecer uma visão abrangente da dinâmica do capitalismo financeirizado nos países desenvolvidos e nas economias emergentes.

Os professores Antonio Augusto Passos Videira, do Departamento de Filosofia, Sandro Fonseca de Souza e Marcia Begalli, ambos do Departamento de Física Nuclear e Altas Energias, concorrem na categoria “Filosofia” com o livro “Filosofia da Física: problemas de ontologia e epistemologia da Física Moderna”. A obra reúne aulas ministradas pelos docentes no Instituto de Física Armando Dias Tavares da Uerj, no período entre 2020 e 2023, bem como o conteúdo de extensa pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade.

Representante da Uerj na categoria “Psicologia e Psicanálise”, Bethânia Assy, professora da Faculdade de Direito, é uma das autoras de “Pensar o sujeito, agir no mundo: diálogos com a obra de Jurandir Freire Costa”, junto com Francisco Ortega, Gabriela Bastos Soares e Jairo de Almeida Gama. Lançado pela editora Blucher, o livro é uma homenagem a um dos principais responsáveis por produzir, no Brasil, um pensamento original, implicando profundamente a psicanálise com a crítica cultural, além de construir uma análise profunda e atenta dos processos sociais e seus impactos subjetivos. 

Eixo Projetos Especiais

Já na categoria que reconhece a tradução de obras para o português, dentro do eixo de “Projetos Especiais”, a professora Márcia Cristina Ferreira Gonçalves, do Departamento de Filosofia da Uerj, está indicada por “Da alma do mundo: uma hipótese da Física Superior para esclarecimento do organismo universal”, de F. W. J. Schelling, figura central da filosofia clássica alemã. A publicação é da Editora da Universidade de São Paulo.  

Prêmio de 5 mil reais

Criado em 2024 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Prêmio Jabuti Acadêmico é dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, com o objetivo de valorizar a excelência editorial e ampliar a visibilidade de autores e editores que atuam nesses segmentos. Os vencedores recebem a estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil.

A lista completa dos semifinalistas e jurados pode ser consultada em: https://www.premiojabuti.com.br/academico/


Fonte: Uerj 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *