Foi realizada uma reunião, no Salão Nobre da Prefeitura, para resolver o problema das filas nas agências bancárias da cidade. Devido ao pagamento do Auxílio Emergencial, feito pelo Governo Federal, em razão da pandemia do Covid-19, enormes filas tem sido geradas nas diversas agências.
Pensando nisso, o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, ao lado de alguns secretários municipais se encontraram com representantes de todos os bancos instalados no município para pensar em soluções para o caso. “Agradeço a presença de todos vocês. Sei que o momento é muito complicado, estamos tendo que aprender a lidar com tudo isso. Vocês que estão trabalhando nas agências também fazem parte da linha de frente, vocês não são máquinas, sei do esforço que está sendo feito para que todos sejam atendidos. Por isso que a Prefeitura vai dar o apoio necessário”, disse o prefeito, ao lado do chefe de Gabinete, Sílvio Pinho. A gerente geral de rede da agência da Caixa Econômica Federal, do Centro, Renata Nobre falou das dificuldades e do apoio que já vem recebendo da Prefeitura. “Nós temos organizadores de fila, mas infelizmente não temos como controlar o tempo todo. Tem pessoas que vão para a fila sem máscara, não respeitam o espaço. Sei que é um momento muito complicado, estamos nos esforçando para atender a todos, mas a demanda aumentou muito. Mas gostaria de agradecer a Guarda Municipal por nos ajudar para manter o distanciamento”, finalizou Renata. Coordenadora da Vigilância Sanitária do município, Carolina Monteiro contou que as filas de bancos tem sido, hoje, os locais de maior proliferação do coronavírus. “É uma situação muito grave. Tem pessoas que estão saindo com o teste positivo para a doença e indo para as filas, isso é um crime contra a saúde pública. Isso não pode acontecer. As pessoas precisam usar máscaras, higienizar as mãos com frequência, manter distância de um metro e meio, tudo isso tem que ser respeitado”, declarou. Uma das medidas tomadas será o fechamento de algumas ruas, para que a fila da agência da Caixa Econômica, principalmente, seja melhor organizada, respeitando as orientações de distância entre as pessoas.
Também estiveram presentes os secretários de Segurança e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça; de Transportes, Samir Lima e o de Fazenda, Edson Brandão; além do ouvidor geral do município, Leonidas Souza.