1000505833

Foto/Divulgação

Memorando viabilizado por Secretaria Especial de Integração Metropolitana prevê intercâmbio de boas práticas de gestão
 

 

 

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro (SEIM) e a União Nacional de Governos Locais da Costa Rica (UNGL) assinaram nesta quinta-feira, 23/10, em San José, na Costa Rica, um Memorando de Entendimento para cooperação internacional e nacional em temas de governança integrada e segurança metropolitana, questões ambientais, mobilidade urbana sustentável e planejamento territorial sustentável e resiliente. O objetivo é unir esforços, a partir de suas respectivas competências, para identificar possíveis cenários colaborativos, visando acordos voltados ao fortalecimento, desenvolvimento e progresso das comunidades, institucionais, assegurando o máximo aproveitamento dos recursos humanos e materiais disponíveis. 

O memorando foi assinado durante a visita da secretária Especial de Integração Metropolitana, Cynthia Felix, a San José, a convite da Prefeitura de Cantão de Oreamuno. SEIM e UNGL se comprometem a fomentar projetos, acordos e atividades conjuntas, orientadas para o desenvolvimento de capacidades, a transferência de conhecimentos, o apoio técnico e a promoção de ações de benefício comum.

– Um acordo internacional é um passo muito importante para ampliarmos os nossos horizontes com a troca de experiências. A SEIM é responsável por fazer o intercâmbio entre os municípios para a troca de boas práticas e projetos. Atuamos ao lado de outros entes públicos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, mas não nos fechamos nesse escopo local. Espero que possamos fortalecer e fazer uma troca de boas práticas da gestão integrada também com a Região Metropolitana da Costa Rica. Aqui deixamos um pouquinho do Rio de Janeiro e levamos um pouquinho da Costa Rica, afirmou a secretária Especial de Integração Metropolitana, Cynthia Felix. 

A SEIM vai designar uma área responsável para a execução dos projetos e, alinhada com a União Nacional de Governos Locais (UNGL), designará a Direção de Acompanhamento Estratégico de Projetos e Cooperação Internacional como unidade responsável pela execução e cumprimento deste acordo.

– Uma honra para nós receber a secretária Especial de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro, Cynthia Felix, e a assessora Gabrielle dos Anjos. Tratamos de diversos temas de grande relevância a nível metropolitano, que têm a ver governança metropolitana, com turismo, com agricultura familiar, fundamentais para o nosso Cantão de Oreamuno e para os outros 31 que compõem a área metropolitana de Costa Rica. Poder contar com a experiência da Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio é uma inspiração para nós e, com isso, melhorar a qualidade de vida da nossa população, afirmou o prefeito da cidade, Erick Jiménez.

 


Rosane Leal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *