
Foto: Divulgação
Plataforma digital viabiliza a participação da comunidade na definição dos investimentos e ações do município para os próximos quatro anos
Moradores de Queimados, na Baixada Fluminense, têm até o dia 30 de julho para usar o aplicativo Colab e contribuir com sugestões e prioridades para o Plano Plurianual Participativo (PPA) 2026-2029. Este é o documento que vai guiar os investimentos e ações do município nos próximos quatro anos. A Prefeitura de Queimados, com o apoio da plataforma govtech Colab, realiza pela terceira vez um processo participativo digital.
A consulta pública está sendo conduzida de forma totalmente online, permitindo que cidadãos de todas as regiões do município participem ativamente do desenvolvimento de áreas cruciais como saúde, educação, mobilidade urbana, meio ambiente, segurança e infraestrutura.
“Nossa plataforma conecta o cidadão às decisões da cidade. É um canal onde a voz de cada morador tem força para influenciar estratégias públicas, garantindo um desenvolvimento alinhado com as prioridades reais de Queimados”, afirma Alexandre Simões Estrela, Diretor de Negócios e Projetos do Colab.
A cidade se alinha a uma tendência nacional, integrando tecnologia e participação cidadã. A plataforma Colab já conta com mais de 1 milhão de cidadãos cadastrados em seu aplicativo e mais de 4,5 mil servidores de prefeituras ativos em todo o país. Por meio dela, já foram tramitados mais de 730 mil processos, consolidando a ferramenta como um canal robusto de interação entre a população e o poder público.
Além de impulsionar a transparência e o controle social, o formato digital do app Colab garante uma coleta de dados e opiniões mais eficiente, capacitando os gestores a tomar decisões baseadas em evidências concretas. Em Queimados, este processo marca a continuidade de um ciclo de planejamento, focado em aprimorar os serviços públicos e elevar a qualidade de vida da população.
Sobre a Colab
O Colab é uma govtech fundada em 2013 por Gustavo Maia e Paulo Pandolfi com o objetivo de digitalizar e modernizar a gestão pública, promovendo a participação cidadã. A plataforma permite que cidadãos reportem problemas urbanos, participem de consultas públicas e acessem serviços essenciais de forma totalmente digital. Com uma tecnologia versátil e adaptável, o Colab pode digitalizar qualquer tipo de serviço público, incluindo zeladoria, adoção e castração de pets, solicitação de alvarás para eventos em espaços públicos, pré-matrícula escolar e agendamento de vacinas, entre muitos outros. Utilizando inteligência artificial e análise de dados em tempo real, a startup auxilia prefeituras e órgãos públicos a tomarem decisões mais assertivas, contribuindo para uma administração mais eficiente, ágil e transparente.
Mais informações: https://www.colab.com.br/
Fonte: Barbara Bendita