
Fotos/Divulgação: Luciana Carneiro
A I Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Niterói foi aberta, nesta sexta-feira (27), em cerimônia na Sala Nelson Pereira dos Santos. Até domingo (29), o evento, que tem como tema “Radicalizando a democracia”, vai reunir autoridades, acadêmicos, políticos, educadores e movimentos sociais para debates sobre temas como Promoção da Igualdade Racial, Diversidade, Memória, Democracia, Justiça Climática, Racismo Ambiental, Feminismos, Direitos da Pessoa Idosa, Acessibilidade e Enfrentamento à Intolerância Religiosa, dentre outros.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, compareceu à abertura da Conferência e destacou a importância do evento para a manutenção da democracia. “A Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania nos ajuda a dar um lastro social para as políticas públicas. Neste processo de escuta e de participação, a gente insere na sociedade algumas referências importantes para a política pública. Este é o nosso objetivo ao fazer uma conferência como esta”, destacou Grael.

Durante a cerimônia de abertura, aconteceu a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o Ministério da Justiça e a Universidade Federal Fluminense (UFF). O acordo tem o objetivo de articular e promover a aplicação das ciências forenses no campo dos Direitos Humanos. As ciências forenses empregam conhecimentos científicos e técnicas diversas para apurar crimes e assuntos legais, cíveis, penais ou administrativos.

A chefe de gabinete do Ministério da Igualdade Racial, Rachel Barros de Oliveira, representou a ministra Anielle Franco e afirmou que o governo federal tem pautado cada vez mais a participação social nas suas políticas. “Todos os ministérios têm se esforçado muito para promover, dentro das suas políticas, da melhor forma possível, a participação da sociedade civil. E ter uma conferência de Direitos Humanos é um sinal muito positivo para nossa democracia, porque sem a participação da sociedade civil, qualquer política que nós planejamos vai para frente. A gente precisa muito que a sociedade civil esteja construindo conosco, pavimentando de fato essa democracia, para que a gente não viva novos períodos sombrios”, ressaltou Rachel Barros de Oliveira.Também estiveram presentes na cerimônia de abertura da Conferência o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Cláudio da Nóbrega; o diretor- executivo do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH) do Mercosul, Remo Carlotto, além de secretários da administração municipal, parlamentares e representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil. A solenidade teve apresentações artísticas de Júlia Vargas, Ivo Vargas, Daira Saboia e MC Marechal.

Os debates da I Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Niterói vão ocorrer neste sábado (28), na Faculdade de Direito da UFF. São 13 mesas de debates, de 8h às 18h. No domingo (29), acontece o encerramento da Conferência com a assembleia final, a apresentação e a votação das propostas oriundas dos grupos de trabalho e o lançamento do Relatório da Comissão Municipal da Verdade.
SÁBADO (28) – FACULDADE DE DIREITO DA UFF – (RUA PRESIDENTE PEDREIRA, 62, INGÁ)
08:00 – Café da Manhã
9:00 – Aprovação do Regimento Interno
9:30 – Apresentação da consulta pública via COLAB – Mariah Araújo
10:30 – Palestras
Nacho Levy – La Garganta Poderosa
Andressa Caldas – Diretora de Relações Institucionais do IPPDH/Mercosul
Mediador: Mario Sousa – Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RJ
12:00 – Almoço e Roda de Jongo Folha de Amendoeira
14:00 – Discussões temáticas nos Grupos de Trabalho
1) Promoção da Igualdade Racial
Mediadores: Paulo Júnior, Camila Barros e Michelle Guimarães, Bianca Bastos, Daiseluci Barbosa, Roberta Barcellos e Renata de Melo Rosa.
2) Diversidade e Enfrentamento à Intolerância Religiosa
Mediadores: Giovana Cambrone, Luiz Octávio, Felipe Carvalho, Andréa Kramer e Mônica Benicio.
3) Migrantes, Refugiados e Apátridas
Mediadores: Angela Vasconcelos, Vanessa Batista Berner, Maria Beatriz Nogueira e Truyitraleu Tappa.
4) Promoção da Cidadania; enfrentamento à pobreza e saúde mental
Mediadores: Deputada Marina MST, Christa Grael, Maiara Gomes, Francisco do Espírito Santo Pinto, Jonathan Anjos, Elton Teixeira e Érica Louredo.
5) Memória, Verdade, Justiça e Democracia
Mediadores: Andrés Del Rio, Lucas Pedretti, Nadine Borges, Léo Alves, Matheus Guarino, Vereador Leonardo Giordano e Vera Vital Brasil.
6) Justiça Climática e Racismo Ambiental
Mediadores: Deputado Carlos Minc, Alba Simon, Walkiria Nictheroy, Wilson Madeira, Luciano Paez e Marina Marçal.
7) Educação em Direitos Humanos
Mediadores: Nara Borgo, Leonel Alvim, Jiberlandio Saad, Biel Rocha, Manuel Eugênio Gándara Carballido, Bira Marques e Oto Bahia.
8) Feminismos e o Enfrentamento ao Patriarcalismo
Mediadores: Tássia Rabello, Thamyris Elpídio, Cristiane Oliveira, Cora Hisae Hagino Monteiro, Adriana Ramos, Fernanda Sixel e Katherine Azevedo.
9) Orçamento e Políticas Públicas em Direitos Humanos
Mediadores: Luiz Mário, Priscila Borges, Júlia Borges, Bernardo Isidio, Marília Ortiz e Romário Regis.
10) Direitos da Pessoa Idosa e Acessibilidade
Mediadores: Tânia Rodrigues; José Antonio Fernandez (Zaf), Secretaria Nacional da Pessoa Idosa, Associação Fluminense de Amparo aos Cegos e Associação Fluminense de Reabilitação.
11) Violência Institucional e Seletividade
Mediadores: Alexandre França, Daniel Hirata, Daniel Misse, Fernanda Prates e Tamires Gomes Sampaio.
12) Sistema Prisional e Egressos
Mediadores: Vereador Pipico, Fábio Cascardo, Margarida Prado, Carlos Mário e Simone Quirino.
13) Acesso à Justiça
Mediadores: Guilherme Pimentel, Maria Julia, Ítalo Pires Aguiar, Fernanda Pimentel, Luciano Alvarenga, Raphael Costa, Marivaldo Pereira e Rodolfo Noronha.
16:00 – Lanche da tarde
16:30 – Retomada das discussões temáticas nos Grupos de Trabalho
18:00 – EncerramentoDOMINGO (29) – FACULDADE DE DIREITO DA UFF – (RUA PRESIDENTE PEDREIRA, 62, INGÁ)
8h – Café da Manhã
9h – Assembleia Final
Apresentação e votação das propostas oriundas dos Grupos de Trabalho
Aprovação das Moções
12h – Lançamento do Relatório da Comissão Municipal da Verdade – 10 anos!
13h – Encerramento