Na manhã da última terça-feira (22/10), na Praça Alarico Antunes (Praça das Casas Bahia), no Centro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atenção Especializada (SAE) em ISTs, AIDS e Hepatites Virais realizou ações educativas e de saúde pelo “Dia Nacional de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita”. A data é lembrada anualmente no terceiro sábado do mês de outubro, conforme instituído pelo Senado Federal e aprovado de acordo com a lei de número 13.430. O secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio ressaltou que a prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde. “Agradeço ao secretário estadual de Saúde, por disponibilizar a carreta que muito foi útil, composta por dois consultórios e com estrutura para realização e entrega dos resultados dos exames. Nosso intuito é orientar e oportunizar a detecção precoce da doença. Além de informar as formas de contaminação e tratamentos gratuitos. O programa é pontual, educativo e contínuo, e tem atendimento descentralizado em todas as Unidades de Estratégias de Saúde da Família”, afirmou Júlio.
Durante as ações foram realizados testes rápidos da sífilis, com resultados em 30 minutos, o intuito foi promover o diagnóstico e detecção da doença de forma mais ágil. Também foram distribuídos preservativos e orientações sobre o uso correto, com a intenção de aumentar a adesão ao uso e mostrar que ele é, ainda, a melhor opção para prevenir as ISTs como AIDS, Hepatites Virais e Sífilis. Além de esclarecimento de dúvidas e encaminhamento.
“Ótimo a Prefeitura fazer essa programação e trazer a informação para perto das pessoas, muitos nem sabem que tem essa doença, pois ela é silenciosa. Que todos possam ter a consciência te fazer o teste e se cuidar”, falou o comerciante Walter da Costa. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o tratamento da sífilis pode ser feito na rede pública. O teste rápido também é gratuito e está disponível todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades de Saúde do município e no Serviço de Atenção Especializada (SAE) em ISTs, AIDS e Hepatites Virais e Sífilis que é uma referência na cidade.