A Prefeitura de Itaboraí está adotando práticas que visam dar mais agilidade aos processos de emissões de documentos. Uma delas é o sistema Rede Simples, que já foi firmado. O termo de adesão, assinado pelo prefeito Dr. Sadinoel Souza, vai agilizar e desburocratizar a abertura de empresas na cidade.
Itaboraí é o primeiro município da região Leste Fluminense a implantar o novo sistema, que está sendo realizado em parceria com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA), desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
A implantação do Rede Simples vai proporcionar a emissão do alvará online, que será feito pelo município em até duas horas para o empreendedor da região, com base nas informações repassadas pelos empresários.
“Este novo sistema vai trazer mais facilidade, segurança e agilidade para a pessoa que quer empreender. Assim vamos reduzir a informalidade na cidade. É muito importante que as prefeituras implementem políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e Itaboraí já deu um grande passo”, ressaltou Sadinoel.
Dependendo do caso, a formalização de uma empresa poderia levar até 30 dias para ser finalizada. Com o Rede Simples esse prazo poderá ser reduzido, informou o secretário de Fazenda presente na assinatura do termo, Edson Brandão.
Entre as atividades licenciadas dentro do novo sistema estão serviços médicos, venda de matérias de construção, empreiteira do setor de construção civil, serviços de consultoria, informática, imobiliária, produção de eventos, corretagem de seguros, confecções, distribuidora de bebidas, comércio de utilidade, bijuterias e acessórios.
“Quero parabenizar o prefeito de Itaboraí por essa iniciativa de aderir ao alvará automático. É o primeiro município da região a aderir este novo sistema da Junta Comercial, que é uma medida desburocratizante para as empresas”, comentou o presidente da Jucerja, Vitor Hugo Feitosa Gonçalves.