Os moradores da região de Nova Cidade, em Itaboraí, vão poder usufruir da Estação Cidadania, inaugurada na manhã do último sábado (11/01), através de uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e o Governo Federal. A administração do local será feita através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a de Educação, Cultura e Turismo, além da participação direta do comitê gestor nas ações e planejamento.
A Estação Cidadania é um espaço de integração entre cultura, esporte, lazer e assistência social. O local oferece quadra poliesportiva, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, pista de corrida e caminhada, dois edifícios com salas multiuso, um polo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), biblioteca, telecentro e um auditório para 60 pessoas com camarim.
O Prefeito Sadinoel Inaugurou junto com o representante do governo federal Rodrigo Junqueira, a Estação Cidadania que conta com vários equipamentos para a população
O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza falou da importância de ter o espaço e chamou a atenção para a preservação do local, pedindo apoio aos moradores para a conservação.
“Esse espaço é nosso, ele é inclusivo e por isso tem que ser cuidado por cada um. Ter um local como esse era uma necessidade da cidade, que graças a Deus e ao esforço conjunto está sendo possível entregar para a população. Todos esses equipamentos oferecidos aqui são dignos do povo de Itaboraí”, disse chefe do Executivo, após agradecer ao presidente Jair Bolsonaro, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel e o senador Flávio Bolsonaro. O secretário nacional de Infraestrutura Cultural, Rodrigo Junqueira, esteve presente na inauguração representando o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. “Estou muito feliz e orgulhoso de estar presente nesse dia. Nós precisamos que vocês se apropriem da Estação Cidadania, cuide dela com muito carinho e nos ajude a transformar a cultura do Brasil”, declarou, ao lado da representante da Caixa Econômica Federal, Mônica Coutinho. O secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza disse contar com o apoio de todos para buscar melhores condições para todos. “É uma honra participar de uma inauguração como essa. Tudo que nós iremos fazer aqui será pensando em vocês e precisamos de todos para funcionar adequadamente. Precisamos aproveitar esse local para dar um futuro melhor para nossas crianças e jovens, através da cultura e do esporte”, finalizou o secretário.
Atletas do UFC do Brasil participaram junto com o Prefeito Sadinoel, da Inauguração da Estação Cidadania que conta com vários equipamentos para a população
“A Estação Cidadania é destinada às famílias da nossa comunidade, para lazer e convivência, local que nossas crianças e adolescentes vão poder desenvolver suas atividades esportivas e culturais. Me sinto orgulhoso de fazer parte dessa equipe vencedora, já iniciamos o ano entregando um equipamento como esse para todos”, declarou Ronaldo Anquieta, secretário municipal de Esporte e Lazer. “Quero deixar aqui um agradecimento ao nosso prefeito, que teve o comprometimento de finalizar essa obra. Aqui existia um campo de futebol e era nossa área de lazer, ficamos preocupados quando a obra parou, não nesse governo, por isso entrei com um pedido em 2017 para que ela fosse finalizada e para minha felicidade estamos entregando o Espaço Cidadania hoje”, finalizou o vereador Rogério Filgueiras.
“É a primeira vez que vejo um espaço como esse e vai ser muito bom para as crianças. Fui informada que vai ter teatro, capoeira, tem o Cras, tudo isso é maravilhoso. A Prefeitura está de parabéns”, contou Naelia Carneiro, 45 anos, moradora da região, ao lado de sua filha Gabrielly Carneiro, 10 anos, que disse ter adorado a biblioteca.
A inauguração contou a apresentação de alunos dos projetos Virando o Jogo e Esporte e Cidadania, uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Ministério da Cidadania. As lutadores Pedrita e Carol Rosa, representantes do UFC, também prestigiaram o evento.
Estiveram presentes os secretários municipais de Governo e chefe de Gabinete, Jorge Antônio Silva; de Desenvolvimento Social, Estevan Assis; de Saúde, Júlio César Ambrósio; de Fazenda, Edson Brandão; de Planejamento, José Fernando Soares; de Trabalho e Renda, Kaíto Rangel; de Agricultura, Renato Machado.
Também o controlador geral do município, Joaquim Gama; o consultor geral, Sílvio Pinho; procurador geral, Antônio de Lima Dias e o ouvidor geral, Leonidas Souza. Além dos vereadores Paulo Alves, Marcelo Lopes, Elber Correa, Bil, Eneas, Marcos Araújo e Agnaldo Coutinho. Fotos/Divulgação: Sandro Giron