O Planetário do Rio promove, na próxima terça-feira (dia 3), debates, shows e oficinas em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. As atividades começam às 9h30 e se encerram às 17h na nave da ciência e da diversão da Gávea.
Com o tema “Um Museu para Todos – Juntos na Diferença”, o encontro será aberto com uma apresentação da Companhia Milonga, na Cúpula Carl Sagan. Depois, haverá mesas redondas que discutirão, entre outros temas, inclusão, acessibilidade, trabalho, educação, saúde e comunicação de pessoas com deficiência.
Na programação estão incluídas exposição de trabalhos de artistas, distribuição de brindes e visita guiada. De 14h às 15h, será realizada oficina de Libras, dada por alunos da Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).No térreo do Museu do Universo também será inaugurada sala de regulação para pessoas neuro divergentes.
“O respeito às diferenças e a promoção da inclusão sempre foram nossas prioridades. Com este novo evento, queremos reafirmar o nosso compromisso com a defesa da diversidade. E aproveito para convidar todos os cariocas para se juntarem a nós nesta data tão especial’, afirma o presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli.
O Planetário do Rio fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea. No dia 3, as entradas para o Museu do Universo e as sessões de cúpula serão gratuitas.