No dia 23, a entrada do Museu do Universo e as sessões de cúpula são gratuitas
Os 54 anos do Planetário do Rio serão comemorados em grande estilo nos próximos dias 22, 23 e 24. Além de entrega de prêmios, haverá shows, exposições, oficinas e palestras na nave da ciência e da diversão da Gávea. E, no sábado, as entradas para o Museu do Universo e para as sessões de cúpula são gratuitas.
A festa começa na sexta-feira (dia 22/11), às 18h, com a entrega do Prêmio Planetário, nas categorias “Divulgação Científica”, “Cultura” e “Educação”. Durante a cerimônia, destinada apenas para convidados, serão premiados o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Miranda Viana da Silva, a escritora e professora Sônia Rosa e integrantes das Escolas Municipais Roberto Coelho, campeã do Ideb do município e localizada em Santa Cruz, e Rodrigues Alves, na Barra da Tijuca, considerada a sétima melhor escola pública de Ensino Fundamental (anos finais) do estado do Rio.
No sábado (23/11), as comemorações pelo aniversário do Planetário continuam. E as contribuições dos povos indígenas e da África ao encantamento que o ser humano tem, desde a Antiguidade, pelos temas do universo e do desconhecido serão o grande destaque do dia. A partir das 10h, haverá exibição na cúpula Carl Sagan de vídeo sobre o processo criativo da Exposição Cosmologias e Cosmopolítica Afropindorâmicas. Mas, atenção: para participar, é preciso se inscrever no site planeta.rio ou retirar o ingresso na bilheteria.
A professora Julia Otomorinhori’ô, da etnia Xavante, fará palestra sobre grafismos indígenas, suas superfícies e significados, a partir das 11h. Às 14h30, Ricardo Ybyrîara Ajuricaba Tupinambá falará sobre a cosmologia Tupinambá. Às 16h30, fechando a programação do dia, haverá roda de conversa com Isael Guarani, que abordará aspectos da cultura de sua etnia no auditório do Planetário.
“A presença indígena no Planetário reforça nosso compromisso em dar protagonismo a diferentes grupos sociais. A nossa nave da ciência se destaca por apresentar uma programação diversa e inclusiva, e não apenas em seu aniversário’’, lembra Everton Gomes, secretário de Trabalho e Renda do Rio.
Na programação de sábado, haverá ainda oficina de educação ambiental e interação com animais comandadas pela EcoFuture, das 10h às 11h. À tarde, roda de música e atividades sensoriais com Panos pra Manga, das 15h às 16h. E exposição “Olhe para o Céu”, que apresenta fotografias de paisagens celestes. Na 7ª edição do Tack Festival, com atrações das 10h às 17h, haverá shows de dança, música, cinema a céu aberto e oficinas de arte, atrações circenses, pintura artística e show de palhaços.
“Vamos abrir as comemorações dos 54 anos do Planetário homenageando duas pessoas que deram grandes contribuições à Ciência e à Cultura do nosso país, como o professor Marcelo Miranda e a escritora Sônia Rosa. E aproveito para convidar os cariocas a se juntarem a nós, nos dias 23 e 24, e festejar esta data tão especial”, diz Renan Uccelli, presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro.
No domingo (24/11), entram em cartaz no Planetário atividades para pessoas neurodivergentes – uma parceria com o Espaço Criar e Recriar. Das 10h às 12h, haverá visita guiada, sessão de cúpula adaptada (com sons mais baixos e menos luzes), oficina com massinha sensorial, artes e brincadeiras em frente à cúpula Carl Sagan. Mais tarde, das 15h às 16h, será realizado espetáculo de teatro de bonecos com a companhia Papa Vento, no hall da Astronomia, no térreo do Planetário.
O Planetário do Rio fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea. No dia 23, a entrada para o Museu do Universo será gratuita. Mas, no dia 24, apenas PCDs terão direito a entrada gratuita, das 10 às 12h. Os ingressos para o Museu do Universo custam R$ 20 (inteira) e para a Sessão de Cúpula, R$ 40 (inteira).
Fonte: Ascom/SMTE