Foto/Divulgação
Crianças atendidas pelo SAE de HIV/Aids e pacientes internados receberam mensagens de carinho, humanização e esperança
O clima de Natal transformou a rotina do Hospital Municipal Carlos Tortelly, em Niterói, nesta quinta-feira (18). Em uma ação marcada pela emoção e pelo cuidado humanizado, Papai Noel percorreu as enfermarias da unidade e fez uma visita especial às crianças atendidas pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de HIV/Aids, levando mensagens de carinho, esperança e alegria a pacientes e familiares.
A ação, que tem como objetivos humanizar o ambiente hospitalar e proporcionar um momento de acolhimento e leveza para pacientes, familiares e profissionais de saúde, também contou com a participação dos Servos da Alegria, com músicas e brincadeiras.
Para a secretária municipal de Saúde de Niterói, Ilza Fellows, iniciativas como essa fazem diferença no processo de cuidado.
Foto/Divulgação
“O Natal é um período de renovação, afeto e esperança. Levar esse clima para dentro das unidades de saúde é uma forma de cuidar também do emocional dos pacientes. A humanização é uma diretriz fundamental da nossa rede”, destacou a secretária.
O diretor do Hospital Municipal Carlos Tortelly, Ubiratan Ramos, ressaltou a importância da ação para o ambiente hospitalar.
“Momentos como esse ajudam a transformar a rotina hospitalar, trazendo sorrisos e conforto para quem está internado. É uma iniciativa simples, mas com um impacto enorme no bem-estar dos pacientes e também das equipes que atuam diariamente na unidade”, afirmou Ubiratan Ramos.
A visita do Papai Noel faz parte das ações de humanização promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, que buscam tornar o atendimento mais acolhedor e próximo da população, especialmente em datas simbólicas como o Natal.
O comerciante Antonio Marcos da Silva veio há 12 anos de Miracema, no interior do estado do Rio, para Niterói à procura de tratamento para a filha Michele que na época tinha apenas 3 anos. Ele agradeceu à equipe do hospital pelo acolhimento durante esses anos e destacou a importância de ações como essa.
“Saímos do interior sem saber bem o que estava acontecendo e fomos muito bem acolhidos aqui, por uma equipe maravilhosa. Minha filha toma os medicamentos e tem uma vida normal, com o acompanhamento dos nutricionistas e outros profissionais também. Acho muito importante eventos como esse que ajudam na inclusão social dela e de muitas outras crianças que estão nesta situação”, afirmou Antonio.
Estrutura e atendimentos – O Hospital Carlos Tortelly realiza cerca de 5 mil atendimentos mensais de emergência e 360 internações. Por ano, são realizados cerca de 420 mil exames laboratoriais e 24 mil tomografias computadorizadas. Ao todo, 1.460 profissionais trabalham na unidade de saúde.
A unidade possui 122 leitos de internação, sendo 20 leitos de CTI, além de 11 consultórios, cinco no setor de emergência e seis no Serviço de Atendimento Especializado. O centro de imagem dispõe de exames de tomografia, raios x, ultrassonografia, ecodoppler, colonoscopia e endoscopia.
Referência no tratamento de HIV – Referência no tratamento de crianças e adultos com vírus HIV positivo, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realiza atendimento a 3 mil pacientes cadastrados, incluindo 25 crianças. O espaço conta com seis consultórios, uma sala de procedimentos e uma brinquedoteca toda reformada para as crianças. O serviço dispõe ainda da especialidade infectopediatra.
O hospital também possui um Serviço Social e setor de Ouvidoria para atendimento presencial aos usuários. Já o Núcleo de Atendimento Familiar (NAF) presta orientações diversas e auxílio aos familiares no momento da internação no setor de emergência. Além disso, a unidade conta com Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), voltado ao acolhimento de mulheres em situação de violência, que funciona 24 horas.


