IMG_7351

Foto: Divulgação

Equipamento fica na escola de samba até sexta-feira (17/10) e depois seguirá para Duque de Caxias e São Gonçalo

 

 

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) está ampliando a oferta de exames de mamografia em diversas regiões do estado, como parte das ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças da mama, especialmente durante o Outubro Rosa. De segunda-feira (13/10) até sexta-feira (17/10) o equipamento está instalado em frente à quadra da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, em Ramos, na capital.

Só no primeiro dia, foram realizadas 60 mamografias e 50 ultrassonografias. O agendamento das pacientes foi feito previamente, respeitando a fila de espera.

“Nosso objetivo é garantir que essas mulheres possam cuidar da saúde não só este mês, com a campanha do Outubro Rosa, mas durante todo o ano, para que estejam saudáveis, inclusive para aproveitar momentos como o Carnaval com alegria e bem-estar. Essa ação é uma estratégia da atenção primária, que prioriza a prevenção”, destacou a superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, Halene Armada.

Para a moradora de Ramos, Priscila Soares Reis, de 40 anos, que realizou a primeira mamografia da vida nesta ação, a prevenção é fundamental. “Fui fazer o exame por conta de um histórico familiar. Minha avó teve câncer de mama há alguns anos. Isso acendeu o sinal de alerta para mim, principalmente por já ter chegado à idade recomendada para começar a prevenção”, contou ela, que também desfila na Imperatriz Leopoldinense.

Aos 70 anos, a vizinha da escola de samba, Ritta de Cássia Matias, saiu feliz da vida já com o laudo da ultrassonografia em mãos. Ela compareceu ao Mamógrafo Móvel pela segunda vez, e elogiou o serviço.

“O atendimento foi maravilhoso, gratuito, e com uma estrutura excelente. Tenho histórico familiar de câncer de mama, então sei da importância de fazer esse acompanhamento todo ano, mesmo que esteja tudo bem”, destacou.

Na ação do Mamógrafo Móvel, o paciente já recebe imediatamente o laudo da ultrassonografia e o CD com as imagens da mamografia. Já o laudo da mamografia fica disponível posteriormente pelo site https://www.rj.gov.br/saude/laudos.

O Mamógrafo Móvel já realizou, em 2025, mais de 21 mil exames, entre mamografias e ultrassonografias, contribuindo para diagnósticos mais ágeis e tratamentos mais eficazes. O número já supera o total registrado em todo o ano de 2024, que foi de mais de 20 mil exames.

Além do Mamógrafo Móvel, a SES-RJ oferece exames de mamografia em diferentes unidades, como o Rio Imagem Centro; Hospital Estadual dos Lagos Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema; Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti; e Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu.

Nova recomendação

O Ministério da Saúde recomenda que o SUS garanta o acesso à mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas, mediante decisão conjunta com o profissional de saúde, que orientará sobre riscos e benefícios. Essa mudança visa o rastreamento por demanda, embora o rastreamento ativo (preventivo e regular) continue indicado a cada dois anos para mulheres entre 50 e 74 anos, com base nas evidências científicas de redução da mortalidade por câncer de mama.

Confira o calendário

Quadra da Imperatriz Leopoldinense: 13/10 a 17/10 (das 8h às 17h)

Duque de Caxias: 18/10 (das 9h às 14h)

São Gonçalo: 20/10 a 25/10 (das 8h às 17h)

 

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde – RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *