unnamed (1)

Foto/Divulgação

Ação para combater a poluição sonora aconteceu na noite desta sexta-feira

A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo realizou uma operação de fiscalização voltada ao combate da poluição sonora causada por motocicletas com escapamentos irregulares. A ação ocorreu na noite desta sexta-feira (11), nos bairros Raul Veiga, Jardim Alcântara e Alcântara, e contou com o apoio de policiais militares do programa Segurança Presente, agentes do 7º Batalhão da Polícia Militar, Guarda Municipal e integrantes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

Durante a operação, foram realizadas 198 abordagens, resultando na remoção de 35 motocicletas, sendo 25 por uso de canos de descarga irregulares e 10 por estarem sem placa. Em um dos pontos de fiscalização, sete motocicletas foram apreendidas, cinco delas por emissão de barulho excessivo.

Foto/Divulgação

Ao todo, os agentes emitiram 96 autos de infração. Para identificar escapamentos fora dos padrões permitidos, foi utilizado um decibelímetro – equipamento que mede a intensidade sonora em decibéis. O uso desse instrumento tem sido fundamental para reforçar as ações de fiscalização e garantir que as motos estejam dentro dos limites estabelecidos pela legislação ambiental e de trânsito.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos, a ação tem como foco principal proteger o bem-estar da população. “Essas operações são fundamentais para acabar com essas práticas que causam incômodo e prejuízos à população. A poluição sonora afeta diretamente a qualidade de vida nas áreas urbanas. Vamos continuar intensificando essas ações em diversos bairros da cidade, sempre com o objetivo de garantir mais tranquilidade e segurança para todos os gonçalenses”, afirmou o secretário.

Foto/Divulgação

A Secretaria informou ainda que ações como essa serão realizadas com frequência em diferentes regiões do município, como parte de uma estratégia permanente de fiscalização e ordenamento urbano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *