O evento promove integração entre atletas com e sem deficiência intelectual no dia 22 de novembro
A praia de Copacabana, em frente ao Hotel Arena (Posto 3), será palco do festival de experimentação esportiva de futebol de areia, no próximo dia 22 de novembro. O evento será realizado pela OEB (Olimpíadas Especiais Brasil) e tem como objetivo promover a integração entre atletas com e sem deficiência intelectual por meio da prática esportiva.
A atividade, em uma área movimentada de Copacabana, será aberta ao público, permitindo que familiares, amigos e curiosos acompanhem o desempenho dos atletas e parceiros das instituições que atuam com a OEB no Rio de Janeiro. O evento começará às 17h e contará com a presença de aproximadamente 35 atletas.
O festival terá uma dinâmica de “experimentação”, com estações dedicadas aos fundamentos do futebol de areia, seguidas de jogos. Será o primeiro evento promovido pelas Olimpíadas Especiais Brasil envolvendo futebol de areia. A proposta visa proporcionar aos participantes uma vivência prática e inclusiva do esporte, com momentos de integração entre as equipes.
SOBRE OLIMPÍADAS ESPECIAIS BRASIL
Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.
Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô; além dos Programas: Atleta Líder, Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase 6 milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 44 mil atletas treinando.
Filosofia
A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e, por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.
Embaixadores
A Special Olympics conta, em nível local e global, com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, as OEB dispõem de nomes como os jogadores de futebol Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode e a jogadora de vôlei Jackie Silva. No mundo, além de nomes importantes do esporte, com destaque para Michael Phelps, há artistas como Avril Lavigne, Brooklyn Decker Roddick, Charles Melton, Eddie Barbanell, Maureen McCormick, Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger.
Site: https://specialolympics.org.
Instagram: https://www.instagram.com/
Fonte: Gustavo Sandin