Foto: Divulgação
OBAdm premiou participantes de 510 municípios brasileiros
A Olimpíada Brasileira de Administração – OBAdm 2025 premiou participantes de 510 municípios brasileiros com 251 medalhas de ouro, 254 de prata, 253 de bronze e 6.601 menções honrosas. A competição foi dividida em dois níveis: Ensino Médio/Técnico e Ensino Superior/Profissionais. Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), a prova e os desafios gamificados foram aplicados de forma on-line e impressa entre os dias 2 e 6 de junho.
Promovida pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), a OBAdm 2025 mobilizou 38.286 estudantes inscritos e 1.391 professores representantes, em uma experiência educacional gratuita.
O Nível 1, voltado para estudantes do Ensino Médio e Técnico, concentrou a maior parte das premiações, com 203 medalhas de ouro, 194 de prata, 203 de bronze e 5.692 menções honrosas. Já o Nível 2, para estudantes do Ensino Superior e profissionais, totalizou 48 medalhas de ouro, 60 de prata, 50 de bronze e 909 menções honrosas.
Olimpíada sustentável
A prova abordou quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 4, que fala da importância da educação de qualidade; ODS 5, que defende a igualdade de gênero; ODS 13, que destaca a ação contra a mudança global do clima; e ODS 16, que trata da paz, justiça e instituições eficazes.
Além da prova objetiva, a olimpíada incluiu dois desafios gamificados: “Jornada Sustentável” e “Tabuleiro Sustentável”. Neles, os estudantes atuaram como gestores responsáveis diante de dilemas reais relacionados aos ODS.
Ambos os jogos tiveram um grande engajamento dos estudantes e profissionais. Ao todo, foram contabilizadas 117.247 partidas executadas de forma online, realizadas pelo computador ou no aplicativo gratuito da OBAdm em celulares.
Por gestores mais sustentáveis
Para Adm. Wagner Siqueira, coordenador-geral da OBAdm e presidente do CRA-RJ, além de compartilhar conhecimento, a proposta da olimpíada é refletir entre os participantes a importância dos Direitos Humanos, do Trabalho, Meio Ambiente e a fomentação de mecanismos Anticorrupção.
Apoiadores
A 2ª Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm) conta com o apoio do Banco BTG Pactual e tem como embaixadores o portal Administradores.com e o CIEE RJ.
Site da OBAdm: https://www.obadm.org.br/
Fonte: Tiberius Drumon/Cra-RJ
