Foto/Divulgação: Flávia Freitas-OAB-RJ
Representantes da Seccional e da OAB/Cantagalo solicitaram que os novos pontos de atendimento sejam instalados no posto avançado da Justiça do Trabalho no município
Representantes da Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) se reuniram para tratar do retorno dos pontos de atendimento da Justiça Federal e da Secretaria de Estado da Fazenda ao município de Cantagalo, na Região Serrana. Realizada na sede do TRT1, a reunião teve por objetivo buscar alternativas para estabelecer o atendimento local de ambas as instituições, uma demanda antiga da advocacia e da população da região.
Atualmente, para ter acesso a alguns serviços, advogados, contadores e cidadãos de Cantagalo e mais sete cidades (Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Duas Barras e Carmo) precisam se deslocar até Nova Friburgo, um percurso de até 90 quilômetros de distância, tornando o atendimento mais caro e demorado.
Prontamente aceita pelos representantes do TRT1, foi apresentada pelos representantes da Ordem a sugestão de que os novos pontos de atendimento sejam instalados no posto avançado da Justiça do Trabalho no município, com o apoio de um estagiário cedido pela OAB-RJ e de um servidor disponibilizado pela Prefeitura local – o que já foi acertado com a prefeita Emanuela Teixeira (Solidariedade).
A OAB-RJ seguirá acompanhando o andamento das tratativas junto aos órgãos competentes para garantir o retorno efetivo da Secretaria da Fazenda e da Justiça Federal a Cantagalo. Em breve, divulgaremos a data de início das atividades.
Participaram da reunião o assessor da Presidência da OAB-RJ e presidente de Comissão da Justiça do Trabalho, Ricardo Menezes, e o presidente da OAB/Cantagalo, Ozimar Félix Ferreira, o secretário-geral do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), Luis Felipe Carrapatoso e o especialista em regulamentação de procedimentos judiciários do tribunal, Oswaldo Luis Abreu.
Fonte: Marcelo Bastos-FSB Comunicação
