_3db97a80-ee32-4eb6-9cef-3bfee9b1851f

Ilustração/Divulgação/IA

Viajar com crianças sempre exige planejamento extra. Além das roupas, brinquedos e itens de higiene, uma bolsa de remédios bem equipada é essencial para lidar com imprevistos. O pediatra ClaudioCláudio Ortega, de Niterói, dá dicas práticas sobre o que incluir nesse kit, garantindo que a família esteja preparada para diferentes situações.
Para machucados e arranhões
Leve um antisséptico líquido para higienizar pequenos cortes e arranhões, além de curativos adesivos de diferentes tamanhos. “Não esqueça de gaze estéril e esparadrapo, especialmente para áreas maiores ou sensíveis, e uma pomada cicatrizante, caso seja necessário acelerar a recuperação,” orienta o especialista.
Para aquelas febres inesperadas
É sempre bom ter um anti térmico apropriado para a idade da criança, como paracetamol ou ibuprofeno. “Esses medicamentos ajudam não só a abaixar a febre, mas também aliviam dores, como as de ouvido, que podem surgir durante a viagem,” explica o pediatra.
Contra alergias e reações inesperadas
“Uma caixa de antialérgicos em gotas ou comprimidos, dependendo da idade, é indispensável, especialmente se a criança for alérgica a picadas de inseto ou alimentos,” recomenda Ortega. Um creme ou pomada antialérgica também pode ajudar a aliviar coceiras e irritações na pele.
Para problemas gastrointestinais
Não dá para prever desconfortos no estômago, mas é possível se preparar. “Inclua soluções de reidratação oral, para casos de vômitos ou diarreia, e probióticos que podem ajudar a regular o intestino durante mudanças na rotina alimentar,” diz o pediatra. Além disso, um remédio para gases ou cólicas pode ser útil.
Contra enjoos durante o trajeto
Se a criança costuma enjoar em viagens de carro, avião ou barco, Ortega recomenda medicamentos específicos como Bromoprida ou Ondansetrona para enjoo. “Eles ajudam a evitar desconfortos e tornam a viagem mais tranquila para toda a família, além de ainda serem importantes em caso de vômitos provocados por gastroenterites.”
Para congestão nasal e resfriados
Mudanças de clima ou ambientes podem desencadear coriza ou entupimento nasal. “Leve soro fisiológico para lavagem nasal e um termômetro digital para monitorar febres,” sugere Ortega.
Outras dicas importantes
Remédios de uso contínuo: se a criança tem prescrição médica, leve uma quantidade extra, considerando possíveis atrasos na viagem, e nunca coloque remédios nas malas despachadas em voos, e sim sempre na bagagem de mão (de cabine).
Receitas médicas: mantenha as receitas atualizadas junto com os medicamentos, especialmente para viagens internacionais.
Estojo prático: utilize uma nécessaire com divisórias para manter tudo organizado e fácil de acessar.
“Com um pouco de planejamento, é possível garantir a tranquilidade de toda a família, enfrentando qualquer imprevisto com segurança e agilidade. Afinal, a ideia é aproveitar ao máximo os momentos juntos. E lembre-se, se a viagem for internacional, ter um bom seguro de viagem é essencial”, finaliza o pediatra.
Fonte: Lu Almeida 

Priscila Exclusiva Agência de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *