FotoDivulgação Thomaz Silva Agência Brasil

Eduardo Paes. Foto/Divulgação: Thomaz Silva - Agência Brasil

Ao longo dos anos vários nomes foram protagonistas na política do Rio de Janeiro. Políticos que deixaram marcas significativas na cidade. Alguns dos mais notáveis incluem Carlos Lacerda, conhecido por sua atuação como governador. Outros nomes importantes são Marcello Alencar, também prefeito, e Cesar Maia, que exerceu o cargo por mais de um mandato. Mas, nos dias de hoje todos são unânimes em citar o prefeito do Rio Eduardo Paes como um dos políticos mais importantes e influentes do século 21. Eduardo Paes marcou a cidade em três gestões como prefeito, e na sua quarta gestão vem fazendo o Rio crescer ainda mais, a cada dia.  

Eduardo Paes. Foto/Divulgação: Thomaz Silva – Agência Brasil

Ele viveu o pior momento político de sua carreira quando tomou posse para o seu terceiro mandato em 1º de janeiro de 2021. No pico da Pandemia do Coronavírus, Eduardo assumiu a responsabilidade de vacinar toda a população carioca. A luta foi árdua, muita pressão e cobrança da população. E só ficou normal em 5 de maio de 2023, quando a OMS declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Foram momentos tenebrosos, que talvez fique marcado pra sempre em sua memória.

Em 2024, Eduardo Paes consagrou seu nome e tornou-se prefeito pela quarta vez. Em seu discurso de posse disse que a saúde, educação e segurança seriam prioridades de sua gestão. Na época, Paes revelou algumas das prioridades deste mandato. “Agora, vamos criar dois novos Super Centros, um na Zona Oeste e outro na Zona Norte. Estamos assumindo os hospitais federais do Andaraí e o Cardoso Fontes, que precisam voltar a atender a população com humanidade e dignidade. Também vamos criar um programa de combate à obesidade que já estabelece as bases para aquisição da semaglutida, o Ozempic, a partir da quebra da patente do medicamento.”

Paes disse que a segurança pública deverá ser tema do primeiro projeto que a prefeitura vai enviar para a Câmara do Rio. “Vamos buscar assumir mais responsabilidades com a missão de apoiar o estado no combate ao crime e à violência, sempre assumindo as nossas responsabilidades. É com esse objetivo que nós determinamos hoje a criação de um grupo de trabalho para instituir a Força Municipal de Segurança do Rio de Janeiro. Será uma força armada de atuação integrada e complementar às polícias, voltada para uma política de segurança de proximidade, prevenção e vigilância, distribuída em áreas de alta circulação.”, declarou em 2024.

Hoje, Eduardo faz questão de destacar que sua prioridade é dar mais dignidade aos cariocas. Vem trabalhando para que seu quarto mandato seja o melhor de todos. Sua luta não para em colocar os ônibus urbanos no mesmo padrão de qualidade que conseguiu colocar no BRT. Quer fazer com que 70% das crianças passem a estudar em tempo integral. Quer acabar de vez com a fila de espera para consultas de especialistas e exames.  Pretende fazer com que o Rio de Janeiro seja um lugar especial para se viver, deixar um legado positivo do seu trabalho em prol da população carioca.

 

ELOGIOS DO PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

“Eu ajudo o Rio, sabe por quê? Porque o Rio de Janeiro é a cara do Brasil. Quando você vai em qualquer país do mundo, do Brasil, o pessoal lembra do Rio de Janeiro. Ou ele lembra de Ipanema, ou de Copacabana, ou do Pão de Açúcar. E, agora, lembra do Dudu”, disse, referindo-se ao prefeito Eduardo Paes.

Eduardo Paes ao lado do presidente Lula. Foto/Divulgação/Redes Sociais

 

RAIO X

Eduardo Paes é natural do Rio de Janeiro (RJ), bacharel em Direito e tem 55 anos. Antes de ser prefeito, foi eleito vereador, em 1996, e deputado federal, em 1998. Em 2001, foi nomeado secretário do Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro. Em 2002, foi reeleito deputado federal. Agora, foi reeleito para prefeito pela coligação É o Rio Seguindo em Frente (Pode/PRD/DC/Agir/Solidariedade/Avante /PSB/PDT/Federação Brasil da Esperança – FE Brasil/PSD). 

O que mais comprova a competência de Eduardo Paes, como político de sucesso, é ter sido eleito prefeito por 4 vezes, de uma das maiores e importantes cidades do Brasil, sonho de muitos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *