Praia de Icaraí na festa de Réveillon na Praia de Icaraí. Foto/Divulgação: Eduardo Carvalho (Ascom/Neltur)
Considerado o mais grandioso Réveillon das últimas décadas, Niterói, registrou índices altamente positivos na cadeia produtiva econômica da cidade e a indústria do turismo. Este imp acto é resultado do planejamento e organização da Prefeitura de Niterói e Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), que se soma a todos os órgãos que participaram do megaevento. Sem dúvida, este trabalho integrado das forças de Segurança, com os shows dos destacados artistas, atraiu 700 mil pessoas para a praia de Icaraí.
Este marco histórico com o réveillon e o aumento de turistas na cidade reflete o resultado de ações da Prefeitura de Niterói, divulgando a cidade em eventos do setor turístico no exterior, onde a cidade foi apresentada a agentes turísticos e operadores internacionais e também a realização de destacados eventos na cidade como o último, a XXX Cúpula de Mercocidade.

A rede hoteleira comemorou os índices positivos. A gerente de Contas do Hotel H, o maior da cidade, Deise Rodrigues, disse que o hotel teve uma ocupação cuja procura se intensificou, principalmente, nas últimas horas do ano passado.
“Houve procura significativa do público particular, especialmente em reservas realizadas de última hora, o que reforça a atratividade do período para o turismo de lazer. A diária média entre 31 de dezembro e 1º de janeiro apresentou crescimento significativo em relação ao ano anterior”, afirmou Deise.

Já os polos gastronômicos da Zona Sul da cidade, na maioria dos seus bares e restaurantes formavam-se filas mostrando como a gastronomia da cidade teve grande movimentação. Para Beto Caveari, Presidente do Polo Gastronômico de Icaraí, a expectativa é de que os restaurantes do bairro, fiquem ainda mais movimentados com a proximidade do Carnaval.
“Nós do Polo de Icaraí, esperamos que nosso movimento cresça depois dos sambas que organizamos, que começaram neste dia 1º de Janeiro, à noite. Nosso público é formado basicamente por moradores da cidade e, com os eventos que a Prefeitura e a Neltur promovendo também, devido a aproximação do período carnavalesco, a tendência é de crescimento. Todos os anos isso tem se repetido”, afirma Caveari.

De acordo com André Bento, órgão municipal responsável pelo Réveillon da cidade, a organização e a segurança do mesmo resultou de um planejamento detalhado, em todos os aspectos, seguindo as orientações do Prefeito Rodrigo Neves que acompanhou todo o processo, desde as primeiras reuniões para traçar o trabalho e estratégias para o sucesso do megaevento.
“O clima do Réveillon foi muito familiar e com muita segurança. Temos certeza de que esse é um investimento cada vez mais importante para a cidade e que vem se consolidando também como um produto turístico, para que mais pessoas se programem para passar o Réveillon aqui em Niterói, uma festa segura, organizada e planejada para as famílias”, afirmou Bento.
“Niterói está colhendo os frutos de um trabalho planejado e integrado, que envolve promoção internacional, qualificação da oferta e acolhimento ao turista. Esses resultados refletem o empenho de toda a equipe da Neltur e da Prefeitura em posicionar a cidade no mapa global do turismo”, destacou.
O Réveillon de Niterói, consolida-se como o segundo maior do Rio de Janeiro, com índices positivos na cadeia econômica de Niterói em sua totalidade. E a grande festa, principalmente na Praia de Icaraí, recebeu moradores, visitantes e turistas, vindos de várias cidades do Rio de Janeiro, regiões do país e do exterior.

