
Marie Florence e Renatão, líder do Quilombo do Grotao. Foto/Divulgação - Eduardo Carvalho - Ascom/Neltur
A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) realizou, mais um Famtour, na cidade, para profissionais de Turismo cadastrados no Ministério do Turismo, desta vez, no último dia 25/07, no Quilombo do Grotão, que ocupa uma área da Serra da Tiririca, no Engenho do Mato, na Região Oceânica.
O Quilombo do Grotão, nas tradicionais feijoadas e rodas de samba, recebe turistas de várias partes do mundo , como França, Congo, Noruega, por exemplo. Do Brasil, turistas mineiros lideram a frequência lá, seguido dos do Rio Grande do Sul e São Paulo, além dos moradores de municípios vizinhos, como Maricá, Barra de Tijuca e Região dos Lagos.

Foto/Divulgação – Eduardo Carvalho – Ascom/Neltur
O Quilombo do Grotão, em Niterói, é reconhecido como um espaço de resistência negra e luta contínua da história dos pretos no Brasil, que fazem parte da formação dos costumes brasileiros, desde a gastronomia, religião, danças, enfim toda cultura.
O grupo foi recebido pelo líder do Quilombo, o Renatão, que fez uma explanação rápida da história dos negros no Brasil, passando pela desmitificação de figuras históricas, como da Princesa Izabel e também falou sobre como o Quilombo do Grotão se mantém vivo em suas tradições e procura multiplicar a negritude e todos seus costumes e histórias, principalmente para as gerações futuras da cidade fluminense.
Em sua fala Renatão destacou o que ensina para alunos das escolas de Niterói que os visitam.
Hoje, além da nossa feijoada e das rodas de samba, nós recebemos sempre alunos da rede pública de ensino e também estudantes de escolas privadas, pois acreditamos que, principalmente, a nova geração, nos ajudará a perpetuar nossa verdadeira história, que é de luta, de preservação de nosso espaço, mas sobretudo, mostrando nossos costumes, danças, gastronomia, artesanato e toda nossa religiosidade e culto aos nossos orixás”, destacou o líder.
Fez parte do grupo do Famtour a haitiana, economista e analista financeira, Marie Florence, moradora de Niterói, no Brasil há mais de 10 anos, que ainda não conhecia o local e achou importantíssima e rica aquela oportunidade de conhecer ainda mais a história de seu povo, criando mais uma conexão com o mesmo.
“O Quilombo do Grotão é um espaço muito importante para os negros e para mim que saí de um país negro há mais de uma década, é muito relevante conhecer ainda mais essa história daqui e conhecer também essa cultura. Pra mim não foi uma descoberta, mas considerei mais um conexão com as minha raízes. Recomendo que todos venham aqui para conhecer mais nossa luta e ter essa conexão com nossa cultura.”, afirmou Marie.
Para Claudia Policarpo, Coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Neltur, o Famtour foi muito importante, um evento que foi uma verdadeira imersão na cultura negra.
“Eu, como mulher preta, participar dessa imersão, vivenciando desta maneira, em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Teresa de Benguela, convidou a todos conhecerem a história deste lugar que além de ser um ponto turístico, é muito representativo por sua resistência, costumes, história e ancestralidade”, destacou Claudia.