Foto: Divulgação
Atividade lúdica envolveu cerca de 90 crianças do Ensino Fundamental e reforçou a importância do autocuidado e da busca por ajuda em situações de violência
O Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoveu, na manhã de terça-feira (21/10), uma Oficina Brincante na Escola Municipal Marcus Vinicius Cruz de Mello Moraes, em Santa Izabel, São Gonçalo.
Cerca de 90 crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental participaram das atividades conduzidas pela equipe técnica do NEACA/SG, que abordaram de forma lúdica o combate e a prevenção às violências contra crianças.
Durante a ação, os técnicos contaram a história “O dia em que Aninha ficou triste”, inspirada na Cartilha Tecendo Redinhas, que apresenta, de maneira sensível e didática, a importância de buscar ajuda e orientação em situações de abuso sexual ou qualquer forma de violência.
A atividade contou ainda com a participação dos bonecos da Turma da Arana, que encantaram o público e facilitaram o diálogo sobre o tema, despertando curiosidade, empatia e reflexão entre as crianças.
A iniciativa foi coordenada pela pedagoga Anna Maria Cabral, com apoio da educadora social Maria Eduarda e da assistente social Joiceane Machado, que acompanharam de perto o envolvimento das turmas.
‘Ações ajudam as crianças compreenderem o mundo e expressarem seus sentimentos’
“Essas ações lúdicas permitem trabalharmos valores como empatia, respeito e autocuidado sem precisar falar diretamente sobre a violência. O lúdico cumpre um papel transformador, ajudando as crianças a compreender o mundo, expressar sentimentos e fortalecer vínculos de confiança”, destacou Anna Maria Cabral.
Projeto abrange três municípios
Iniciado em 2024, o Projeto NEACA Tecendo Redes atua no enfrentamento das violências domésticas e/ou sexuais e no apoio à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa está presente nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias, com o objetivo de promover, prevenir e garantir os direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens de até 29 anos.
Contatos dos núcleos
NEACA (São Gonçalo) – Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto.
(21) 2606-5003 / (21) 98464-2179
NEACA Primeira Infância (São Gonçalo) – Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto.
(21) 96750-1595
NEACA (Itaboraí) – Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade.
(21) 98900-4246
NEACA (Duque de Caxias) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto.
(21) 96750-3095
Fonte: Charles Rodrigues
