
Foto/Divulgação: MetrôRio
Novo sistema de bilhetagem começará a operar de forma gradual nas estações a partir do dia 2 de agosto
O MetrôRio iniciou, nesta segunda-feira (21/07), a implantação dos validadores do sistema municipal de bilhetagem Jaé, de forma progressiva, nas 41 estações. A partir do dia 2 de agosto, os equipamentos começam a operar gradualmente, permitindo que os passageiros utilizem o cartão Jaé para pagamento da tarifa metroviária. A adesão ao novo sistema foi feita após a assinatura de um acordo entre o MetrôRio, o Governo do Estado, a Prefeitura e a plataforma Jaé, na última sexta-feira (18/07).
Todos os meios de pagamento atualmente aceitos no sistema seguirão valendo, após a entrada em funcionamento dos validadores Jaé: Cartão Giro, Cartão RioCard, pagamento por aproximação (cartões de crédito e débito com NFC) e QR Code.
A concessionária segue acompanhando a implementação da nova bilhetagem municipal e reforça a importância de um sistema interoperável, priorizando sempre o direito do usuário à mobilidade acessível.
Benefícios tarifários seguem mantidos apenas no RioCard
Os benefícios tarifários estaduais, como Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e Tarifa Social (valores reduzidos de R$ 5 no metrô e trens e R$ 4,70 nas barcas), continuarão sendo oferecidos exclusivamente por meio do cartão RioCard.
Para garantir os descontos nas integrações tarifárias entre o metrô e os modais municipais, como ônibus, vans e BRT, os passageiros devem utilizar o cartão Jaé. Confira a lista de integrações no site da concessionária neste link.
A concessionária orienta seus clientes a utilizarem os dois cartões para que mantenham o acesso aos benefícios tarifários existentes. É fundamental também que os empregadores que adquiram vale-transporte para seus funcionários fiquem atentos e coloquem crédito nos dois cartões, conforme a necessidade de cada funcionário.
Fonte: MetrôRio