
Foto: Divulgação
Acordo firmado prevê intercâmbio entre professores e alunos, além de palestras, clínicas e capacitações
O Instituto Reação e o Sesc RJ uniram forças para ampliar as oportunidades de formação esportiva e cidadania no estado do Rio de Janeiro. A parceria prevê uma série de ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento do judô, com intercâmbio de professores e alunos, além da realização de palestras, clínicas e capacitações nas unidades do Sesc. A iniciativa reforça o compromisso das duas instituições com a inclusão social por meio do esporte e a formação integral de jovens e atletas dentro e fora do tatame.
O fundador do Instituto Reação, Flávio Canto, destacou o alinhamento entre as missões das instituições: “Estamos muito felizes por estar em um espaço que também tem uma missão social, assim como a nossa. Quando falamos em formar faixas-pretas dentro e fora do tatame, estamos olhando nesta direção. Agora, estamos mais fortes e vamos sonhar mais alto.”
De acordo com o presidente do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, a parceria representa a convergência de propósitos entre as instituições: “É muito positivo iniciar esse trabalho em conjunto com o Instituto Reação, com quem temos total sinergia. O Sesc RJ é a casa de todos, e buscamos sempre oferecer o melhor ambiente e as melhores condições para que atletas e alunos desenvolvam suas capacidades com dedicação e propósito”, afirmou.
Para a diretora de Esportes do Sesc RJ, Patrícia Amorim, a colaboração tende a gerar resultados duradouros: “Consolidamos uma parceria que começou pequenininha, mas que ainda vai muito longe. Muito nos honra ter o Instituto Reação ao nosso lado para seguirmos o mesmo objetivo: formar pessoas melhores e transformar vidas.”
Atualmente, o Instituto Reação atende cerca de 4 mil alunos por ano, enquanto o Sesc RJ mantém 294 alunos de judô nas unidades de São Gonçalo, Madureira e Duque de Caxias. Com a abertura da nova unidade Sesc Piedade, que funcionará como polo esportivo na Zona Norte, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance das ações conjuntas.
O convênio também contempla trocas de experiências pedagógicas, ações formativas para instrutores e eventos abertos ao público, fortalecendo o papel do esporte como instrumento de transformação social e promoção de valores humanos.
Sobre o Sesc RJ
O Sesc RJ é uma entidade social, sem fins lucrativos, com 79 anos de atuação no estado do Rio de Janeiro. Sua missão é oferecer serviços gratuitos e acessíveis em áreas como cultura, educação, esporte, lazer, saúde e assistência, beneficiando trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, além da população em geral. A instituição possui 57 unidades fixas e móveis e atua para promover inclusão, reduzir desigualdades e garantir bem-estar social através de diversas atividades e projetos.
A instituição é signatária do Pacto Global da ONU e, com isso, se compromete com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.
Sobre o Instituto Reação
Fundado há 22 anos pelo judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte, da cultura e da educação. A proposta é ter o esporte e a cultura como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora do tatame.
O Instituto oferece o seu “Caminho Potente”, baseado em dois pilares principais: “Reação Faixa-Preta” e “Reação Educação”. A jornada do aluno do instituto oferece ainda três outros programas: “Bolsas de Estudo”, “Reação com Elas” e “Conecta”. Seu objetivo é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o seu primeiro emprego e seus atributos fundamentais ensinam a cair e a levantar como aprendizados constantes, utilizando três preceitos: construir, conquistar e compartilhar. A equipe “Reação Olímpico” tem um olhar atento para a alta performance dos alunos, com alguns atletas competindo dentro e fora do Brasil. O Reação conta com 11 polos distribuídos em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, beneficiando cerca de 4.000 crianças e jovens por ano.
Fonte: Eliabe Figueiredo