Quem saiu de casa ontem em São Gonçalo, em direção ao bairro de Neves, se deparou com uma situação inusitada. Em pleno fim semana, um grande engarrafamento e milhares de pessoas caminhavam com suas famílias pelas calçadas para irem conhecer o Centro de Tradições Nordestinas, que foi inaugurado e promete ser um sucesso. “Esse complexo de lazer não pertence a mim, mas sim a população de São Gonçalo. Temos cerca de 300 mil nordestinos morando aqui. Sabemos da importância e valorizamos a cultura e o lazer. Apesar das dificuldades conseguimos manter nossa saúde funcionando, nossas escolas com merenda para todos os nossos alunos, nossos funcionários com salário em dia. Não temos royalties como nossos vizinhos Niterói e Marica, mas buscamos força com nosso trabalho para melhorar nossa cidade. Hoje estou muito emocionado em entregar está grande obra a população. Precisamos muito do apoio e ajuda de todos, para manter este lindo complexo de lazer e cultura funcionando por muitos anos”, declarou o prefeito José Luiz Nanci.
Com um total de 22 mil metros quadrados, o local vai reunir música, culinária e artesanatos típicos da Região Nordeste do Brasil. O Centro conta com 16 quiosques, além de palco para shows e um anexo com estacionamento próprio, espaço de lazer com a primeira pista de patinação de São Gonçalo, academia de ginástica e playground. Com o objetivo de ampliar a qualidade de vida da população e estimular a prática esportiva na cidade, em parceria com a Enel, uma quadra poliesportiva com arquibancada de concreto, alambrados para proteção e refletores de led para iluminação. Em fevereiro, será inaugurada a Sala Verde (Sala Dora Negreiros), como forma de incentivo à implantação de espaços socioambientais, além de um mirante para a Baía de Guanabara. O novo espaço de lazer, bem na entrada do município, também chega para acabar com um antigo problema. Antes das obras, o local era utilizado como um lixão clandestino. Na entrada, foi cobrado um quilo de alimento não perecível para destinação a abrigos e instituições de acolhimento em São Gonçalo. Até a primeira dama, Eliane Nanci ao ver os funcionários da prefeitura carregando alimentos recolhidos para um caminhão, não se conteve arregaçou as mangas e ajudou no carregamento.
A administração do Centro de Tradições Nordestinas será feita pela Secretaria de Turismo e Cultura, em conjunto com a Fundação de Arte, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faesg). O Centro funcionará às sextas e sábados, de 12h a 1h, com música a partir das 18h; e aos domingos, de 10 às 22h. A área de lazer, com pista de patinação, playground, quadra e academia, ficará aberta diariamente. O espaço fica localizado na Rua José Augusto Pereira dos Santos, próximo ao Colégio Municipal Ernani Faria e à 73ª DP, em Neves.
SERVIÇO: 26/1 (DOMINGO)
12h: Abertura da feira
14h: Show da Trilha do Forró