
Foto/Divulgação: Amanda Mello
As férias de julho continuam com muitas atividades gratuitas no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). A programação traz arte, música e contação de histórias em atividades desenvolvidas pela equipe do CCBB Educativo – Lugares de Culturas em paralelo às exposições em cartaz. Até o dia 27 desse mês há muita coisa acontecendo no Ateliê Aberto, além de atrações convidadas, como o grupo Sonori, que se apresentará no térreo do museu no dia 26 de julho.
SONORI ECOPARQUE – RITMOS AFRICANOS
No dia 26 de julho (sábado), às 14h, no térreo, o Sonori EcoParque chega ao CCBB RJ com uma mistura de exposição interativa e oficina com instrumentos ecológicos. O grupo Sonori, sob a direção de Kiko Menezes, traz um circuito feito de sucata e materiais alternativos, circuito de instrumentos-brinquedos que também são instalações plástico-sonoras. Nesta edição, a temática são os Ritmos Africanos: os participantes vão jogar e criar som com mais de dez ritmos africanos e afro-brasileiros.
CAMPOS DE ARTE – LABORATÓRIO – SEXTOU NO BAOBÁ
O CCBB Educativo convida o público a participar do “Sextou no Baobá”, atividade que propõe encontros que possibilitem o exercício da tecnologia ancestral de se organizar em roda, local onde serão contadas histórias, compartilhadas experiências e experimentadas práticas musicais utilizando o recurso da oralidade, o resgate de provérbios populares e o manejo de instrumentos musicais. Em cada encontro, serão abordados temas, como a arte do griot/jeli e a relação com as histórias e palavras; a prática da jam session e da improvisação musical; a troca de histórias de vida de cada um e dos ancestrais; a brincadeira da seresta e o jongo e seus pontos. Local: térreo do CCBB RJ. Sexta-feira, às 11h e às 13h.
HORA DO CONTO – OBI-CORAÇÃO QUE CHAMA
Contação de histórias voltada para toda a família, que trazem conceitos ligados à exposição Ancestral: Afro-Américas. Em uma aldeia do continente africano, um Pai desaparece na floresta. Anos depois, seu filho caçula faz brotar pergunta que atravessa o tempo: “Onde estará meu Pai?”. Movidos pelas primeiras palavras do pequeno Obi, seis irmãos partem numa jornada para trazer o mais velho de volta para casa, numa travessia de memória e ancestralidades. Ateliê Aberto, 1º andar. Sábado, domingo e feriado, às 14h. Público-alvo: a partir de 5 anos. Participação por ordem de chegada.
Seguem na programação do CCBB Educativo:
CAMPOS DE ARTE – LABORATÓRIO MÓVEL – BAOBÁ
No térreo, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas apresenta a atividade “Baobá”, um espaço destinado ao registro de memórias. Quem é a pessoa mais antiga que você entende que faz parte de suas raízes? Nas folhas do Baobá convidamos o participante a registrar o sobrenome e o ensinamento daqueles que vieram antes e compõem quem somos hoje. Na cosmologia africana, o Baobá traz a imagem da “árvore da vida”. O acesso é por ordem de chegada. Segunda, quinta e sexta, das 9h às 18h. Quarta, das 9h às 13h e das 16h às 18h. Sábado e domingo, das 12h às 17h.
PEQUENAS MÃOS – TECA TECA
Como parte da programação da exposição Ancestral: Afro-Américas, o CCBB Educativo convida o público a vivenciar a “Teca Teca”, uma versão da Amarelinha, jogada em Moçambique. A atividade propõe um mergulho nas raízes culturais afro-diaspóricas, destacando o valor das brincadeiras tradicionais como formas de resistência, memória e celebração coletiva. Incorporando palavras e instrumentos musicais de origem africana, a “Teca Teca” revela novas formas de brincar e transmitir saberes ancestrais por meio do corpo e da ludicidade. Ateliê Aberto – 1º andar. Sábado e feriado: 13h. Duração: 30-40 minutos. Faixa etária: 3 a 7 anos.
ATELIÊ ABERTO – MÁQUINA DE TEMPOS
Inspirado no jogo da memória eletrônico, com ritmos que embalaram a geração dos anos 1980, onde cada um corresponde a uma cor. Os participantes têm como tarefa memorizar as sequências em um painel interativo. Local: Ateliê Aberto – 1º andar. Até 27 de julho: segunda, quinta e sexta: 13h, 15h e 17h; quarta: 10h e 17h; sábado e feriado: 15h e 17h; e domingo: 11h, 15h e 17h. De 28 a 31 de julho: sábado e feriado: 15h e 17h; domingo: 11h, 15h e 17h; Classificação: a partir de 5 anos. Participação por ordem de chegada.
VISITA FAMÍLIA (voltada para o público infantil)
Através de atividades que aproximam os pequenos visitantes do conteúdo da exposição Ancestral: Afro-Américas, os educadores propõem uma visita mediada com jogos para crianças e suas famílias descobrirem brincando um pouco mais sobre a presença negra na história da arte brasileira. Segunda, quinta e sexta, às 14h.
SERVIÇO
CCBB Educativo – Lugares de Culturas
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: bb.com.br/cultura
CCBB nas redes sociais: facebook.com/ccbb.rj | Instagram: @ccbbrj | x.com/ccbb_rj | tiktok.com@ccbbcultura
Para mais informações sobre os dias e horários de todas as atividades, consulte o site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo
Fonte: Lygia Bittencourt