Com o objetivo de comemorar a vitória na luta contra o câncer, na próxima segunda-feira (14), às 10h, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo inaugura o “Sino da Esperança” no Espaço Rosa. Este ato simbólico será utilizado pelas pacientes oncológicas da unidade municipal de saúde destinada à mulher para marcar a despedida das sessões de radioterapia, quimioterapia e cirurgia, e dar esperança para quem ainda enfrenta a doença. “Quando o paciente recebe o diagnóstico de câncer, recebe um estigma de morte, começa naquele momento uma batalha. Essa ideia representa o término de uma caminhada difícil, mas com um final feliz. Uma etapa vencida e que marca um novo início de vida do paciente”, declara o prefeito José Luiz Nanci.
A coordenadora do Espaço Rosa, Patrícia Silva, afirma que a ideia teve como inspiração outras instituições de câncer do país e de todo o mundo. “Em outros estados, como Santa Catarina, São Paulo e até nos Estados Unidos, já utilizam essa atividade quando os pacientes encerram o tratamento. Então, nosso objetivo é trazer esse sino como um símbolo motivacional para o paciente que passou por um processo muito complicado e doloroso, já que o tratamento contra um câncer afeta muito o psicológico e autoestima das pessoas. Essa ação servirá de esperança a alguém que passou por todo o tratamento e conseguiu vencer, ela tocará o sino para deixar esse ciclo para trás e iniciar uma nova vida. Como se estivesse participando de uma corrida e passasse pela linha de chegada, chegando a hora de comemorar uma nova conquista”, explica.
O sino será utilizado cada vez que um paciente receber alta na unidade. Na ocasião, a paciente tocará o sino três vezes de forma alta que todos saibam que o tratamento foi concluído e seguirá seu caminho. No dia da inauguração, uma paciente do Espaço Rosa que realizou todo o tratamento e acompanhamento na unidade tocará o sino pela primeira vez, representando as centenas de mulheres e homens que já venceram a luta contra algum câncer. “O som do sino levará alegria e esperança aos pacientes que lutam contra o câncer, fazendo-os se sentirem motivados a vencer a doença. Um gesto como esse pode ser pequeno, mas tem uma representatividade muito grande para quem está fazendo o tratamento e para todos que o acompanham”, informa Jefferson Antunes, secretário municipal de Saúde. O Espaço Rosa está localizado em anexo ao Hospital Luiz Palmier, na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, no bairro Zé Garoto – SG.