unnamed (1)

Foto/Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta quarta-feira (15/10), o Projeto de Lei 3.216/20, de autoria do deputado Dr. Deodalto (PL), que inclui, no rol dos exames de rotina, a dosagem sérica de Vitamina D em todas as unidades de saúde pública da rede estadual. A norma segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

Foto/Divulgação

Segundo a medida, os profissionais de saúde deverão fazer a prescrição de vitamina D, quando necessária, respeitando a dosagem médica indicativa de casa caso. Os profissionais também deverão orientar os pacientes sobre o consumo de produtos que contenham a vitamina, além do banho de sol nos horários considerados adequados e saudáveis.

“Atualmente, existem mais de um milhão de publicações científicas que podem ser acessadas através do Google Acadêmico sobre a importância da vitamina D, que desde a década de 1930 é considerada como um hormônio esteroide dotado de múltiplas funções. A vitamina é importante para um funcionamento potente e regulado do sistema imune.”, justificou Dr. Deodalto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *