Foto/Doivulgação: SABRINA MESQUITA
Para comemorar o mês dos pequenos e os quatro anos da nova sede na Barra, museu tem espetáculos e oficinas circenses durante os fins de semana de outubro
Nesse próximo fim de semana tem palhaçada no Museu do Pontal? Tem, sim senhor! O público vai contar com dois espetáculos circenses. As atrações fazem parte da programação comemorativa A Magia do Circo no Museu do Pontal, que segue até o fim de outubro e, além de celebrar os pequenos, festeja os quatro anos da nova sede, na Barra da Tijuca. Toda a programação é gratuita.
Neste próximo sábado (18), às 16h, há o espetáculo Cantigas para todo dia, com Jessé Cabral, integrante dos Palhaços sem Fronteiras Brasil, que reúne circo, teatro e música. No domingo (19), às 16h, o artista Ricardo Gadelha traz os clássicos da palhaçaria no espetáculo Solo Protocolo.
O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem a Shell como patrocinador master, Vale como patrocinador estratégico, e como patronos Repsol Sinopec Brasil, Ternium, Tenaris e Itaú, além da Prefeitura do Rio.
Confira a programação completa.
18/10 – Sábado
16h – Cantigas para todo dia: um espetáculo de Jessé Cabral, integrante dos Palhaços sem Fronteiras Brasil, que reúne circo, teatro e música. Uma experiência brincante com uma boa pitada dos Cancioneiros populares.
19/10 – Domingo
16h – Espetáculo Solo Protocolo: um clássico “show-de-palhaço-de-rua”, com o artista Ricardo Gadelha. A apresentação explora a interatividade e engaja a plateia, enquanto brinca com conceitos como a superação de nossos próprios limites e o entusiasmo provocado pelo encontro.
25/10 – Sábado
16h – O Incrível Circo do Churumello: espetáculo que celebra a magia do circo mambembe e itinerante tradicional, através do olhar único do palhaço Churumello, desenvolvido pelo artista Tiago Carva.
26/10 – Domingo
16h – Andejo: a Em Boa Cia, conta a história da vida de dois personagens em sua pequena casa, um armário, que é um dispositivo coringa, cheio de surpresas e possibilidades através de acrobacias, comicidade, teatro, ilusionismo e a dança acrobática.
*A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos 45 minutos antes do início de cada atividade. Todos os eventos são sujeitos a lotação.
E ainda: Atividades Fixas
Bebês no Museu do Pontal – Aos domingos, às 10h e às 11h.
Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular. Para bebês de 6 meses a 3 anos. Ingressos distribuídos 45 minutos antes das sessões. Sujeito a lotação.
Exposições em cartaz
Atualmente, dez mostras estão em cartaz, são elas: Ratinho e seus monstros de barro (até 19 de outubro); Além das coletivas, José Bezerra e artistas do Vale do Catimbau; Novos Ares – Museu do Pontal reinventado; O Circo Chegou (12 de outubro); Entre beiras e margens – Fogo, água, ar; Brincares; Devoções; Poética da Criação e Terra Terra – O Jequitinhonha e suas tradições (12 de outubro).
Sobre o Museu do Pontal – Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por mais de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.
Museu do Pontal – Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). museudopontal.org.br/
Fonte: Renata Magdaleno
