Breaking do Verão 2025 (Foto/Divulgação: ggonebergamo)
Com o Rio de Janeiro como destino final, os vencedores das eliminatórias regionais desembarcam na capital carioca para a inédita “Prova de Fogo” contra a elite mundial do Breaking.
O Rio de Janeiro se prepara para reassumir seu posto como a capital mundial da dança urbana. Entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2026, o Breaking do Verão (BDV) celebra sua edição histórica de cinco anos, transformando a icônica Fundição Progresso, na Lapa, no epicentro da cultura Hip-Hop. O evento, apresentado pela Petrobras, marca o encerramento de uma jornada nacional que buscou os maiores talentos do país.
Apresentado pela Petrobras e Governo do Brasil, o festival tem patrocínio master da Cheetos®, patrocínio de Sprite, produção da Fábrica e realização do Ministério da Cultura. O Breaking do Verão é viabilizado através da Lei Rouanet.
A chegada dos classificados e a “Prova de Fogo”
Agora, o “funil” aperta. Os campeões dessas regionais desembarcam no Rio de Janeiro com a missão de enfrentar a “Prova de Fogo”. Neste desafio inédito, eles medirão forças contra os classificados da Cypher Rio e grandes estrelas internacionais convidadas. O objetivo é claro: conquistar uma vaga na grande final mundial e disputar o prêmio de R$ 20 mil para as categorias feminina e masculina.
“A expectativa para o Rio de Janeiro está nas alturas. Depois de rodar o Brasil, chegar à Fundição Progresso para celebrar nossos 5 anos com a energia do público carioca será o ponto alto dessa jornada”, destaca Fernando Bó, idealizador do festival.
A Fundição Progresso não foi escolhida ao acaso; o solo sagrado da Lapa será o palco onde a técnica de nomes internacionais — como os jurados Lilou (França), Lego (EUA) e Madmax (Bélgica) — se encontrará com o talento brasileiro lapidado nas periferias de todo o país. A curadoria técnica segue sob o olhar atento de b-boy Pelezinho, lenda do breaking nacional.
Compromisso com a Cultura Urbana
Para a Petrobras, o patrocínio ao evento reforça o apoio às expressões que nascem na periferia e ganham o mundo. “Queremos valorizar expressões que dialogam com a juventude, reforçando o compromisso com a brasilidade e o fomento ao esporte”, afirma Rafael Oliveira, gerente de Patrocínios Esportivos da companhia.
O time de jurados de 2026 será composto pelos brasileiros b-boy Migaz, integrante do Grupo DF Zulu Breakers e árbitro licenciado pela WDSF (World Dance Sport Federation); e b-boy Rudá, artista, educador e pessoa trans, referência na cena do breaking nacional, com mais de 14 anos de experiência. Além dos b-boys internacionais Lilou, da França, integrante da Pockemon Crew e do time de estrelas LEGION X; o americano Lego, da premiada Crew Flipside Kings; e a b-girl belga Madmax, membro da crew Street Wizards.
Fotos: https://drive.google.com/
BREAKING DO VERÃO – PROGRAMAÇÃO
22/01 (quinta-feira)
14h – Petrobras Breaking Day
23/01 (sexta-feira)
14h – BDV Cypher Rio e Prova de Fogo
24/01 (sábado)
14h – 5 x 5 Crew
25/01 (domingo)
09h às 13h – Mundial Breaking do Verão (transmissão ao vivo)
SERVIÇO
Datas: 22 a 25/01
Local: Fundição Progresso
Endereço: Rua dos Arcos, nº 24, na Lapa
Entrada: Gratuita (Arena sujeita a lotação)
Classificação: Livre
Apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras. Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro.
Fonte: Eduardo Cavalho
