A nova Diretoria da Associação dos Trabalhadores de Artes Cênicas (Atacen) tomou posse numa solenidade, na Câmara de Vereadores de Niterói, com o plenário totalmente lotado, presidida pelo vereador Paulo Eduardo, que substituiu o vereador Luis Freitas Gallo, que não pode comparecer.
A nova diretoria eleita é formada por Ricardo Sanfer (Presidente), Guga Gallo (Vice-Presidente), Elyzio Falcato (Tesoureiro), Ana Beatriz de Paula (1ª Diretora Secretária), Sandra Nunes (2ª Diretora Secretária) e Mário Sousa (Diretor de Comunicação). O Conselho Fiscal é formado por: Elda Storani, Stela Fracho e Willly Rossler.
A Mesa presidida pelo vereador Paulo Eduardo, foi composta por José Haddad (Presidente municipal do Cidadania), Mário Sousa (Diretor da Atacen e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio , Lula Bastos (Diretor do Solar do Jambeiro) e Ricardo Sanfer (Presidente da Associação dos Trabalhadores de Artes Cênicas.
O vereador Paulo Eduardo destacou Niterói como um município que pulsa cultura e um celeiro de talentos, ressaltando o legado deixado por Sohail Saud. Paulo lembrou que está em tramitação na Câmara um projeto que homenageia Sohail.
Sueli Saud, viúva do homenageado, recebeu uma Moção de Aplauso in memorian da Câmara de Niterói, por iniciativa do vereador Luis Carlos de Freitas Gallo, que foi entregue pelo Paulo Eduardo. Já a Atacen homenageou Sohail com um Diploma de Mérito entregue por Elyzio Falcato.
A emoção tomou conta da solenidade com a homenagem feita in memorian ao diretor de Teatro Sohail Saud, uma grande personalidade do teatro da cidade e do Estado, que muito incentivou a classe teatral e foi o primeiro presidente e um dos fundadores da Atacen.
As atrizes Cristina Fracho, Sandra Nunes, o ator Antonio Carlos De Caz, o diretor Guga Gallo e Ricardo Sanfer , bastantes emocionados, relembraram os laços de amizade com Sohail e sua luta para manter viva a produção teatral pelas companhias da cidade.
Mário Sousa, jornalista e dramaturgo, lembrou que Niterói é o berço do teatro brasileiro com o Auto de São Lourenço de José de Anchieta e que o Teatro Leopoldo Fróes, o DCE da UFF foram dois laboratórios de resistências e experiências teatrais, mas o primeiro foi vendido pela Arquidiocese e outro está abandonado.
A história teatral em Niterói com um celeiro de artistas mas, infelizmente, dentro das estruturas da Cultura em Niterói, tem coordenações de Livros, Música, Dança, Patrimônio, mas não temos uma coordenação de teatro que, dentro da estrutura pública, dialogue com a classe mesmo esta sendo viva e atuante”, ressaltou Mário.
Ricardo Sanfer, o novo presidente da .Atacen, lembrou que a entidade foi fundada há 39 anos com a finalidade de lutar pelo teatro de nossa cidade. É importante ressaltar que fizemos questão de colocar a palavra trabalhadores , pois já, naquela época tínhamos a consciência que fazíamos parte , também, de uma parcela da economia local.
Sanfer relembrou o período em que as luzes do teatro na cidade foram apagadas, com a retirada de recursos e fechamento do Teatro Leopoldo Fróes. “Resistimos as adversidades e passamos por governos que não enxergaram a cultura como fator de transformação humana e até o governo Central que extinguiu o Ministério da Cultura, mas não esmorecemos e continuamos lutando pelo teatro”, destacou.
Para Sanfer, a Democracia voltou e haverá um novo governo municipal que acaba de vencer as eleições. Neste sentido, o presidente da Atacen faz um apelo: “Que esta Casa e o novo Governo não nos abandonem e liberem recursos para o desenvolvimento do nosso teatro”.
Prestigiada pela classe, na solenidade estiveram presentes, entre outros: Henrique Satlher (Diretor do Sindicato dos Artistas do Estado do Rio de Janeiro), Marcelo Caridade, Cristina, Stela e Carlos Fracho, Marco Polo, Rafael Fiuza, Maira Porto, João Victor, Fabio Andriolo, Elisa Sauerbron, Tania Falcato, Simone Marciniak, Miriam Sanfer, Carla Bras, Junior Mello, Rodrigo Becker, Lucas Martins, Bruno Samico, Juliana Offedi, Elizia Lucia de Paula, Renata Lauria, Renata Correa, Gugu Araujo, Cezar Calvcanti, Maria Cristina Offredi, Bernardo Lepore, Luisa Ruas, Angelo Santiago, Erika Villas Boa, André Santa Rosa, Kobbaz Vieira, Luciana Almeida, Marcos Adão, Lukas Almeida, Camila Ferreira, Ricardo Sila. Os jornalistas Célio Pimentel, Leo Rivera, Cristina Lopes, Julio Castro, Paulo Caldeira.
Fotos/Divulgação: Sérgio Gomes