
Pinóquio, o menino de madeira, é uma das atrações esta semana em Niterói. Foto/Divulgação
Quarteto de Cordas da UFF se apresenta no projeto Clássicos de Câmara
O renomado Quarteto de Cordas da UFF é a próxima atração do projeto Clássicos de Câmara, promovido pela Fundação de Arte de Niterói. A apresentação acontece na quarta-feira, 09 de julho, às 18h, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita.
Formado por músicos experientes e dedicados à música erudita, o quarteto traz ao público um repertório que transita entre o clássico e o contemporâneo, com obras de compositores consagrados. O projeto Clássicos de Câmara tem como objetivo democratizar o acesso à música de concerto, valorizando artistas locais e oferecendo ao público experiências musicais de excelência.
A iniciativa reforça o compromisso da Fundação de Arte de Niterói com a difusão cultural e a formação de plateias, tornando a cidade um polo cada vez mais ativo na cena musical brasileira.

Serviço:
Quarteto de Cordas da UFF no projeto Clássicos de Câmara
Data: 09/07
Horário: 18 horas
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: R. Pres. Domiciano, 195 – Ingá, Niterói – RJ
Gratuito
Solar do Jambeiro recebe Concerto coletivo de violões
Com a apresentação do violonista, professor, arranjador e produtor, Paulo Targino, o Solar do Jambeiro recebe no sábado, 12 de julho, às 16h, o Concerto Coletivo, com os violonistas Vicente Paschoal, Igor Lazier, Ciro Machado e Alexssandro Santos, quatro artistas de relevância no panorama violonístico estadual e nacional.
Além de notório violonista e professor, Vicente Paschoal vem mostrando, nos últimos anos, um vasto trabalho no campo da composição instrumental e como cancionista. Dedicando-se exclusivamente ao violão, busca reunir, em sua obra, um repertório tão delicado e reflexivo – sobre os aspectos da poética musical, quanto rígido, no que diz respeito à forma, e desafiador nos caminhos da técnica. Procurando, com isso, revelar o violão em toda a sua potencialidade e expressão.
Igor Lazier é violonista e compositor. Nascido em Curitiba e radicado no Rio de Janeiro, Lazier atua como solista e acompanhador. Igor fez seus estudos com Luciano Lima, Cláudio Menandro e Vicente Paschoal. Igor integra atualmente os grupos ‘Choro de Cordel’, ‘Guanabarinos’ e ‘Pixinguinha na Praça’. Tem trabalhos em duo com músicos como Rafael Mallmith, Swann Bonnet, JJ Simões e Pedro Franco, além de possuir um projeto autoral instrumental de Jazz Brasileiro.
Ciro Machado é um violonista de Niterói, aluno do Professor Paulo Targino. Tem se apresentado em várias salas de concerto no eixo Rio-Niterói e com isto tem tido grande evidência no cenário violonístico carioca.
Alexssandro Santos foi uma excelência de preciosidade violonística. Com apenas 16 anos foi finalista de um dos mais importantes certames do Brasil; o concurso da AvRio. Se apresentou nas mais importantes salas de concertos do Rio e de Niterói, abordando um repertório de alto nível musical e técnico. Teve sua formação teórica e prática, com o professor Paulo Targino.

Serviço
Concerto Coletivo de Violões
Data: Sábado, 12 de julho de 2025
Horário: 16h
Classificação: Livre
Ingresso: 1kg de alimento não perecível
Local: Solar do Jambeiro
End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói
Sala Nelson recebe sessão azul do infantil Pinóquio
O clássico conto do boneco de madeira que sonha se tornar um menino de verdade ganha vida em uma encantadora e lúdica adaptação da Cia. Sassaricando, dirigida por Ricardo Silva. O espetáculo, no modo Sessão Azul, está agendado para sábado, 12 de julho, às 11h, na Sala Nelson Pereira dos Santos.
Com cenários vibrantes e figurinos criativos que transportam o público para um universo mágico. O espetáculo “Pinóquio, o menino de madeira” emociona e diverte crianças e adultos.
Nesta livre adaptação, acompanhamos as aventuras de Pinóquio ao lado de personagens inesquecíveis, enquanto ele aprende valiosas lições sobre verdade, coragem e amadurecimento. Com uma abordagem leve e cheia de imaginação, a peça transmite uma mensagem importante: podemos viver uma vida feliz sendo sinceros e buscando sempre melhorar como pessoas.
Sinopse
Pinóquio é um clássico conto, narrando a história de um boneco de madeira criado por um carpinteiro solitário chamado Gepeto. Desejando ter um filho, Gepeto vê seu desejo realizado quando uma fada dá vida ao boneco.
Pinóquio, curioso e travesso, parte em uma jornada para se tornar um menino de verdade, guiado por seu amigo e consciência, o grilo falante, enfrentando desafios, tentações e aprendendo importantes lições sobre honestidade, coragem e responsabilidade.
Ricardo Silva é ator, autor, diretor, cenógrafo, aderecista e professor de teatro. Iniciou a sua carreira em 1980 na cidade de Niterói, onde nasceu. Com uma longa caminhada na área artística desenvolveu projetos de grande relevância para a cultura do nosso país.

Serviço
Espetáculo: Pinóquio, o menino de madeira – Sessão Azul
Datas: Sábado, 12 de Julho de 2025
Horários: 11h
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos
Entrada gratuita
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco 880, São Domingos, Niterói
Som em cena: Experiência Sonori Lab, na Biblioteca Parque de Niterói
A Biblioteca Parque de Niterói recebe no dia 10 de julho, a experiência Sonori Lab, do músico e educador musical Kiko Menezes. O evento é uma mistura envolvente de exposição, pocket-show e oficina, que propõe uma vivência criativa-musical mão na massa, que valoriza a sustentabilidade e a acessibilidade. A programação inclui a exposição plástico-sonora ecológica MuzikEco, performances musicais e uma oficina interativa de jogos sonoros.
Ao longo do evento, os participantes percorrem uma trilha de experiências criativas-musicais, explorando instrumentos ecológicos, paisagens sonoras,
música corporal e reflexões sobre práticas makers e sustentáveis.
Mais de 100 objetos de sucatas e materiais alternativos — como garrafas PET, latinhas, embalagens e tubos de PVC — são utilizados nas atividades. É uma vivência surpreendente, memorável e imperdível.
Kiko Menezes é músico e educador musical com mais de 30 anos de carreira.
Criador do DEEM (Designer de Ecossistemas de Experiências Musicais) e da
Sonori, onde desde 2009 impactou mais de 50 mil pessoas junto de 130 organizações em 3 estados brasileiros, com parques sonoros ecológicos e experiências inovadoras. Idealizador do M3 – Método Musical Maker, atua na
formação e mentoria de educadores musicais, arte-educadores, professores e
instituições com novos instrumentos, jogos, pedagogias criativas e empreendedorismo.
Formado em Propaganda e Marketing, Escola de Música Villa-Lobos e pós-graduando em Educação Musical. Como músico profissional, participou de apresentações com artistas como Sandra de Sá e Diogo Brown, e coordenou uma turnê de 4 meses na Espanha com Marco Antônio Cândido. Há mais de 20 anos, dedica-se à educação musical, criando o Sonori EcoParque, Harpa Laser, MuzikEco e dezenas de dispositivos e experiências por uma sociedade mais criativa, musical e inclusiva.

SERVIÇO
Atividade: Sonori Lab
Data: 10 de julho (quinta-feira)
Horário: 10h30 às 15h30
Classificação: livre
Local: Biblioteca Parque de Niterói – Sala Infantil
Luauzinho recebe Violúdico e Recreação Alegra em uma tarde mágica de diversão e encantamento
O clima de alegria e descontração vai tomar conta do Luauzinho, um evento pensado especialmente para as famílias e, claro, para a criançada! Nesta edição especial, que acontece no sábado, 13 de julho, às 16h, tem o prazer de receber dois convidados que prometem transformar a tarde em um verdadeiro espetáculo de diversão: o grupo Violúdico e a animada equipe da Recreação Alegra.
O Violúdico, conhecido por unir música, teatro e brincadeiras de forma lúdica e educativa, levará ao palco um show interativo e cheio de surpresas. Um convite ao imaginário infantil que também encanta adultos com seu repertório criativo e envolvente.
Já a Recreação Alegra chega com muita energia, jogos, oficinas e atividades recreativas que estimulam o brincar livre, a interação social e a alegria coletiva. Uma experiência completa para crianças de todas as idades.


SERVIÇO
Artístico: Violúdico convida Recreação da Alegra
Data: 13/07/2025
Horário: 16hs
Local: Praia de Icaraí – Em frente a Miguel de Frias
Sábado é dia de Clube de Leitura na BPN
Sábado, 12 de julho, é dia de Clube de Leitura Encontro de Páginas, na Biblioteca Parque de Niterói. O projeto criado por Suellen Carvalho e Gabriel do Carmo irá debater a obra ‘A teus pés’, da Ana Cristina César.
O Clube de Leitura Encontro de Páginas nasceu de uma iniciativa de amigos que amam literatura e desejavam um lugar para conversar sobre as suas impressões e colocações de variados livros. Passado um ano de existência, eles amadureceram uma metodologia descontraída e analítica de mediação, e desejaram expandir a experiência que tiveram de forma mais particular para outras pessoas que querem fazer parte dessa iniciativa. O projeto, então, visa fomentar o hábito da leitura e promover um espaço de encontro para trocas de experiências literárias entre os participantes. Foca também no trabalho com autoras(es) e poetas brasileiras(os), dando ênfase também em uma curadoria que ressalte os produtores literários locais da cidade. Isto é, há prioridade para trabalhar uma literatura diversa e plural, onde ecoe múltiplas vozes. Assim, buscam aproximar a comunidade do livro enquanto objeto, da leitura analítica e do ambiente da biblioteca, incentivando a reflexão, o pensamento crítico e a socialização por meio da literatura.
“A teus pés”, de Ana Cristina César, é um livro de poesia marcante da geração marginal dos anos 1970-80. A obra mistura linguagem coloquial, diário íntimo, cartas e lirismo cru para expressar angústias existenciais, desejos, amores frustrados e conflitos internos. Ana Cristina revela-se vulnerável e intensa, com textos curtos que exploram os limites entre vida e literatura, muitas vezes com ironia, melancolia e coragem emocional. É um livro profundamente pessoal e sensível.
Minibiografia:
Gabriel do Carmo Fernandes é jornalista de formação, graduando em Letras/Literaturas pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP) e mestrando em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN – UERJ/FFP). É apaixonado por livros e leitura, tendo como interesse central a Literatura contemporânea brasileira e a Ecocrítica. Também é mediador de leitura pela Fundação Demócrito Rocha (FDR/CE).
Suellen Carvalho é natural de Niterói e graduada em Letras/Literaturas pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em São Gonçalo. Apaixonada por livros desde a infância, fez da leitura um refúgio e da escrita uma poderosa forma de expressão. Autora do livro “Entrelinhas: para todos os nós” e das plaquetes “Nós de outono” e “Abraços de Inverno”, da Editora Xará. E também é organizadora do sarau “Espressos e Versos”, em Niterói.


SERVIÇO
Clube de Leitura Encontro de Páginas
Data: Sábado| 28 de Junho
Horário: 10h30
Local: – Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/nº – Centro – Niterói
Grupo Symulek se apresenta no Samba Niterói que acontece
no Largo da Batalha
O Grupo Symulek, referência em samba e pagode na região, apresenta-se no projeto Samba Niterói no próximo dia 13 de julho, domingo, às 16h, no Largo da Batalha.
Formado em 2015 por músicos que se encontravam nas rodas do Largo da Batalha, em Niterói, o Symulek consolidou-se com um repertório que mescla clássicos do samba e pagode a composições autorais, como demonstrado em lançamentos anteriores, incluindo um EP com sete faixas
No Samba Niterói, espera-se uma roda envolvente, com sucessos atemporais e canções próprias que revelam a identidade marcante do grupo. A apresentação faz parte de um circuito que tem valorizado artistas locais e promovido encontros culturais em praças e espaços comunitários da cidade.

Serviço
Grupo Symulek
Dia: 13/07/2025
Horário: de 16 às 20hs
Local: Largo da Batalha – Atalaia
Endereço: Caminho do Poço,03
Em homenagem ao Dia Mundial do Rock, DAN & JAN apresentam a Oficina de Composição do Rock: Da poesia à produção musical, no dia 12 de julho, sábado, a partir das 11h, na sala multiuso da Biblioteca Parque de Niterói. O evento é gratuito
A oficina de composição acontece no formato de roda de conversa e tem como objetivo incentivar o processo criativo construindo diferentes perspectivas através de perguntas chave sobre como iniciar a composição de uma obra, o auxílio do uso de tecnologias (editores de áudio e texto) e sobre como se dá o processo de criação em âmbito coletivo e individual. Para ministrar a oficina 2 profissionais capacitados: o produtor musical JAN atuante na cena de Niterói desde 2009 com a banda Facção Caipira e o compositor, escritor Daniel Scarmont que aborda aspectos criativos da composição textual e questões de acessibilidade para PcDs visuais que desenvolvem atividades artísticas.
O objetivo do projeto é reunir jovens para discutir assuntos relacionados à produção musical, poesia, carreira, criação e registro de obras. Poderão ser desenvolvidas coletivamente músicas, melodias, letras ou questões sobre se trabalhar com música e ser artista no Brasil.
Neste encontro a dupla apresenta propostas e diferentes soluções para o desenvolvimento de uma obra musical, serão analisadas músicas e poemas de autores brasileiros escolhidos por Jan e Daniel, em seguida será aberta a roda de proposições para interação com obras e curiosidades dos participantes.
MINIBIOGRAFIA JAN
Jan, é vocalista e compositor da Facção Caipira, banda carioca que atua desde 2009, com ela, lançou 3 discos autorais, um disco de remixes e uma série de videoclipes e shows ao vivo. Se descobriu em carreira solo em 2014, quando lançou um álbum chamado “Todas Erradas”, no qual exercitava uma sonoridade próxima do blues e do rock. Desde então, Jan tem colaborado com um número enorme de pessoas, entre elas, CARU, o Duo Veludo da Mariposa, o músico Gilber T, e o Julico, vocalista da banda sergipana The Baggios, na confecção de uma musicalidade latina, própria e engajada.
Como produtor musical, Jan trabalhou com os seguintes artistas: Overdrive Saravá, Maria Laura Cravo, Tatubeleza, Tiago Maviero, Bê e os Botos, Decola, Daniel Scarmont e a Facção Caipira. Tem uma oficina de composição lançada em 5 vídeos que fazem parte do edital Cultura Presente nas Redes da SECEC-RJ.
Em 2022 lança o álbum de músicas instrumentais “Folk Guitar Lullabies” gravadas apenas em violão e voz, o álbum foi mixado e produzido pelo artista e publicado sob o pseudônimo de “Sleepy Folk Guitar”. Em 2024 JAN integra o bloco carioca Noites Do Norte e estreia com o trio de Cumbia instrumental LA LOMBRA.
MINIBIOGRAFIA DANIEL
Daniel Scarmont é deficiente visual, cantor, multi-instrumentista, compositor, escritor, poeta, fotógrafo e poli-atleta. Nascido e criado em São Gonçalo-RJ, soma mais de 15 anos de atuação artística.
Como músico, Daniel trabalhou com composição de trilhas sonoras para peças de teatro e filmes com críticas positivas recebidas no Festival de Cinema do Rio, participou como intérprete do single “CONSTRUÇÃO, do artista Jan Santoro. Foi vocalista e guitarrista da banda de Six Street, guitarrista e backing vocal nas bandas Crista Hill e Ângelo Fernandes Banda, líder da banda Konstructo, guitarrista e fundador do Projeto Fidos, de música instrumental com álbum homônimo lançado em 2015, foi cantor no Coral Acessoul.
Desenvolveu um trabalho em conjunto com o cantor e instrumentista Jan Santoro lançando os singles PRIVATIVO e NÓS DOIS com produção e participação do mesmo e de outros artistas como Panmella de Jesus, Walber Assis e Suzie Thompson, além de realizar trabalho solo e se apresentar em várias cidades e eventos dentro e fora do Estado.
Realizou apresentações na Cidade das Artes, Câmara Municipal do Rio, Consulado de Angola, Parque do Ibirapuera, Favela Galeria, Solar do Jambeiro, Bienal do Livro, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Avenida Paulista, CEU São Mateus, CEU Tiquatira, Parque das Ruínas, Beco das Letras, entre outros. No primeiro semestre de 2024 apresentou seu projeto OS OLHOS DO MUNDO na praça da Cantareira com Jan Santoro, apresentando pela primeira vez a ideia deste disco para o público – o show foi patrocinado pela SECEC-RJ pelo edital de Apoio a Música na Rua.

SERVIÇO
Atividade:Oficina de Composição do Rock: Da poesia à produção musical
Responsáveis: Jan Santoro e Dan
Data: 12 de julho (sábado)
Horário:11h às 13h
Classificação: Livre
Local: Biblioteca Parque de Niterói – Sala Multiuso
Endereço: Praça da República, S/N – Centro, Niterói
Oficina Paredes Vivas e Contação de história animam a manhã de sábado da Biblioteca Parque de Niterói
A criançada poderá curtir neste sábado, 12 de julho, a partir das 10h, na Biblioteca Parque de Niterói a Oficina Paredes Vivas, com Lorena Gomes. A atividade propõe uma vivência de criação coletiva inspirada no Muralismo com contação de história.
A oficina Paredes Vivas propõe uma vivência de criação coletiva inspirada no Muralismo como forma de arte pública e linguagem de pertencimento. A atividade começa com a contação do livro Da Minha Janela, de Otávio Júnior, que convida as crianças a refletirem sobre os territórios que habitam e os afetos que os atravessam. A partir dessa escuta sensível, iniciamos uma roda de conversa sobre murais urbanos e suas mensagens potentes, com destaque para artistas cariocas e referências visuais periféricas. Em grupos, as crianças definem temas, elaboram esboços e criam seus próprios murais móveis usando papelão ou papel kraft como suporte. O resultado são obras vivas, coloridas e afetivas, que podem circular por diferentes espaços da instituição ou da cidade — tornando visíveis suas vozes, vivências e sonhos.
Minibio:
Lorena Gomes é artista, educadora, produtora cultural, educadora social e comunicadora popular. Atua na confluência entre arte, educação e acessibilidade cultural, promovendo oficinas e experiências formativas em territórios populares, bibliotecas, praças, centros culturais e instituições educativas. É graduanda em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e soma cursos de formação continuada em locução, sonoplastia, musicalização, acessibilidade e mediação de leitura. Sua prática parte da relação entre saberes ancestrais, culturas afro-indígenas, experiências educativas contra colônias, musicalidades e expressões sensíveis do cotidiano. Unindo escuta e criação como formas de reencantamento do mundo.

SERVIÇO
Data: Sábado 12 de Julho
Horário: 10h às 12h
Classificação Livre
Gratuito
Local: Biblioteca Parque de Niterói | Sala Infantil e Espaço Jardim
Endereço: Praça da República, s/nº – Centro – Niterói