A soprano Cíntia Fortunato homenageia Leontyne Price no Municipal
No domingo, 17 de novembro, o Theatro Municipal de Niterói recebe em seu palco a soprano Cíntia Fortunato no espetáculo ‘Homenage – Leontyne Price’, um recital que se propõe a homenagear a maior cantora lírica afro-estadunidense do séc. XX, ganhadora de 19 Grammys.
Leontyne Price foi a 1ª cantora afro-estadunidense a cantar papel título nos renomados Metropolitan Opera House (NY-USA) e Alla Scala (Milão-Itália). Tendo tido mais de 50 anos de carreira, inspirou gerações de cantores como o soprano Cíntia Fortunato, considerada a ‘Leontyne Price’ brasileira.
O Recital se dará em duas partes:
1ª – Mostrará como se deu a iniciação musical de Ms. Price através do coro da Igreja Metodista de St Paul, Laurel-Mississipi-USA com o Coral Infanto-Juvenil e adultos da Igreja Presbiteriana de Lucas e do projeto de Jiu-Jtsu em Parada de Lucas-RJ e Coro do Sínodo RJ, até sua entrada na renomada Jiulliard School em Nova York.
Cíntia Fortunato, natural do Rio de Janeiro mudou-se para Jaboatão dos Guararapes\PE ainda pequena, onde iniciou seus estudos musicais. Foi descoberta num masterclass na Universidade Federal de Pernambuco, ministrado pelo prof. Ilem Vargas que a convidou para retornar à sua cidade natal e dar continuidade aos seus estudos e iniciar sua carreira como cantora lírica, sendo sua aluna desde então, tendo sido a cantora mais jovem a integrar o Coro do Theatro Municipal do RJ, desde 2001.
Leontyne Price
Celebrada por Renée Fleming, Plácido Domingo e Maria Callas, a voz de Leontyne Price foi conhecida pelos brilhantes registros superiores, médios e baixos, com um toque de cremosidade única.
Price é uma soprano absoluto, com uma extensão vocal que vai do G#3 ao E6. Originalmente, ela é uma soprano lírico spinto, o tipo adequado para os papéis principais das obras de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Mozart, produções que Leontyne Price executou com excelência. Price é considerada a maior intérprete de Verdi do século XX. Após retirar-se de óperas, em 1985, a cantora ainda realizou muitos recitais, por doze anos.
Leontyne Price foi condecorada com muitas honras, com a Medalha Presidencial da Liberdade (Presidential Medal of Freedom) em 1965, e no Centro de Honras Kennedy (Kennedy Center Honors) em 1985, tem numerosas graduações honorárias e dezenove Grammys.
Ficha Técnica
Soprano – Cíntia Fortunato Participações – Coros do Sínodo RJ e da Igreja Presbiteriana de Lucas | Regência – Ilem Vargas
Apresentação, Direção e Piano – Ilem Vargas
Serviço
Homenage – Leontyne Price | Soprano Cíntia Fortunato
Data: Domingo, 17 de novembro de 2024
Horário: 16h
Duração: 90min
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 20 (Demais setores) e R$ 10 (Galeria)
Vendas pelo Sympla, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói
Local: Theatro Municipal de Niterói
End: Rua XV de Novembro, 35, Centro – Niterói
Sala José Cândido de Carvalho recebe a exposição Revolução com Pagode
Com curadoria de Desirée Monjardim, a individual de Camila Morais, a Artista Proletária, explora a beleza da vida do trabalhador.
Com abertura na terça-feira, 19 de novembro, às 18h, a exposição Revolução com Pagode, celebra o extraordinário no ordinário, com fotos da rotina do trabalhador, das idas às feiras e às praias, tratadas aqui como troféus da resistência do cotidiano.
A artista maricaense Camila Morais, a Artista Proletária, explora memórias familiares e encontra nelas similaridades e particularidades da classe trabalhadora. “Aprendo com o meu território a celebrar e a resistir”, diz a artista.
Morais também atua com projetos relacionados a lambe-lambe e leituras coletivas feministas em conjunto com outras mulheres, ativando a sororidade e a ocupação dos espaços urbanos. Além da fotografia e dos lambes, utiliza linguagens como pintura, bordado, performance, vídeo arte e poesia.
A exposição Revolução com Pagode é apresentada pela arquiteta Diana Bogado. “Com cadência de samba no fundo do fone, os rabiscos e cliques da jovem periférica transformam a banalidade em contemplação, desafiando a espetacularização da arte elitista e afirmando a revolução presente no recorrente. Em Revolução com Pagode, o extraordinário se revela no ordinário e a arte se torna um ato político ao exibir a magia contida na vida proletária”, afirma Bogado.
A mostra acontece na Sala José Cândido de Carvalho, na Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, com visitação até o dia 18 de janeiro. A entrada é gratuita.
Exposição Revolução com Pagode, de Camila Morais
Curadoria de Desirée Monjardim
Assistente de Curadoria: Lina Ponzi
Sala José Cândido de Carvalho
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói
Abertura: 19 de novembro de 2024, às 18h
Visitação: até 18 de janeiro de 2025
Segunda a sexta, de 9h às 17h
Arte na Rua promove rodas de samba neste final de semana
Neste final de semana, o projeto Arte na Rua, realizado pela Fundação de Arte de Niterói, promove uma série de rodas de samba pela cidade.
No feriado de 15 de novembro, o campo do Morro do Palácio, na Rua Getúlio Vargas, receberá o Samba do Fala Célio, a partir das 17h. O bairro de Santa Rosa também contará com atrações musicais. Às 16h30, DJ Fabio do Inferninho coloca um som na Rua Inácio Bezerra de Menezes, e às 18h, será a vez da apresentação do Pagode do Martins.
No sábado, 16 de novembro, a Praça João Saldanha, em Santa Bárbara, recebe às 16h a cantora Luciana Motta, acompanhada pelo violão do músico Neivaldo Duarte, tocando clássicos da MPB. Às 18h, sobe ao palco o Samba do Paixão.
A Praça do Engenho do Mato, na Avenida Irene Lopes Sodré, recebe no domingo, 17, rodas de pagode. Às 17h, o Pagode do Renato, seguido do Pagode do Dudu, às 20h, tocando os maiores clássicos do estilo.
No Largo da Batalha, na Praça Levi Francisco da Cruz Nunes, a partir das 16h, o palco do Arte na Rua recebe o cantor Marcinho, seguido da apresentação do DJ Keneddy, às 17h. Para encerrar o dia, a praça recebe o show do Pagode dos Pretinhos, a partir das 19h30.
Os eventos são gratuitos, confira a programação completa:
Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Local: Campo do Morro do Palácio
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 18, Largo da Caixa D’água
Atração: Samba do Fala Célio
Horário: 17h às 20h
Local: Santa Rosa
Endereço: Rua Inácio Bezerra de Menezes,em frente ao nº 11, Santa Rosa
Atração: DJ Fabio do Inferninho
Horário: 16h30
Atração: Pagode do Martins
Horário: 18h
Sábado, 16 de novembro de 2024
Local: Praça João Saldanha
Endereço: Av. Des. Nestor Rodrigues Perlingeiro – Santa Bárbara,
Atração: Luciana Motta
Horário: 16h
Atração: Samba do Paixão
Horário: 18h às 22h
Domingo, 17 de novembro de 2024
Local: Praça do Engenho do Mato
Endereço: Avenida Irene Lopes Sodré, Engenho Do Mato, Niterói
Atração: Pagode do Renato
Horário: 17h
Atração: Pagode do Dudu
Horário: 20h
Local: Praça Levi Francisco da Cruz Nunes – Largo da Batalha
Endereço: Estr. Washington Luís – Sapê, Niterói
Atração: Cantor Marcinho
Horário: 16h
Atração: DJ Keneddy
Horário: 17h
Atração: Pagode dos Pretinhos
Horário: 19h30
Projeto Luauzinho recebe orquestra de ukeleles e mariachis no final de semana
A praia de Icaraí, na altura da Rua Miguel de Frias, recebe neste final de semana duas edições do projeto Luauzinho.
No sábado, 16 de novembro, às 16h, as crianças se divertem com a apresentação da Orquestra de Ukeleles da UFRJ. O grupo, componente do Projeto de Extensão “Toque e… se toque!”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem em seu repertório diferentes gêneros de música popular de diversos países, com ênfase na música popular brasileira.
No domingo, 17, às 16h, o grupo Mariachis RJ toca diversos clássicos da música mexicana e latina, com influências de grandes nomes como Mariachi Vargas, Luis Miguel, Buenas Vista, Celia Cruz, Ricky Martin.
O projeto Luauzinho é realizado pela Fundação de Arte de Niterói, promovendo uma série de intervenções artísticas voltadas ao público infantil, na praia de Icaraí. Os eventos são gratuitos e com classificação indicativa livre.
Luauzinho
Praia de Icaraí, na altura da Rua Miguel de Frias
Sábado, 16 de novembro de 2024
Orquestra de Ukeleles da UFRJ
Horário: 16h
Domingo, 17 de novembro de 2024
Mariachis RJ
Horário: 16h