4117063a-3321-45eb-a5fe-ff9f84275357

Foto: O Gonçalense

Cria de São Gonçalo, Jasmim conversou com o Conexão e contou um pouco da sua rotina, treinos e os desafios que enfrenta para competir

Com apenas 8 anos Jasmim “Braba” Barroso, já acumula 114 medalhas em sua curta carreira no jiu-jitsu. Iniciou no esporte com apenas 3 anos, e desde então já competiu em diversas cidades do país como Florianópolis, São Paulo, Vitória e Curitiba, além de ter sido campeã em Dubai em 2024. Jasmim contou também dos desafios que enfrenta para poder lutar nas competições internacionais. Ela vende docinhos de porta em porta e também realiza rifas para poder custear o seu sonho de ser bicampeã em Dubai na competição que acontecerá em Novembro.

— Eu to vendendo meus doces porque eu quero muito ir pra Dubai pra ser bicampeã! — disse Jasmim.

Foto: O Gonçalense

A mãe de Jasmim, Fátima, também conversou com a gente e contou sobre as competições que elas deixaram de ir pela proximidade das datas entre uma competição e outra, questões de visto e devido ao alto custo dessas viagens, também disse como foram as experiências anteriores em Dubai e o que foi feito pra custear essas viagem, já que Jasmim não recebia o Auxília ao Atleta, programa oferecido pelo governo municipal de São Gonçalo, por uma questão de idade, somente a partir de 8 anos de idade o atleta é possibilitado de receber o auxílio.

— A primeira vez que a Jasmim quis ir pra Dubai, foi porque a nossa escola já tinha ido uma vez, e viram que tinham realmente oportunidade de ir para lá, e começamos a catar latinha, fazer rifa e vender docinhos na rua, e muita gente abraçou a gente com isso e veio nos ajundando e a gente conquistou. — relatou Fátima.

Fátima ainda disse que a primeira viagem, devido ao fuso, cansaço da viagem e a novidade da viagem foram os fatores da Jasmim não conseguir um resultado melhor, mesmo assim Jasmim trouxe o bronze para casa. Na segunda vez que foram para Dubai, Fátima relatou emocionadamente os acontecimentos da competição que Jasmim Braba trouxe o ouro. Jasmim também contou daonde veio o apelido “Braba” e falou sobre seus sonhos, suas referências e o quer ser quando crescer, a lista é extensa, Jasmim quer ser pastora, atleta mundial, policial, professora de jiu-jitsu e cozinheira.

Você pode conferir a entrevista na íntegra no canal do Youtube:

Acompanhe Jasmim Braba nas redes sociais:
@jasmimbraba.bjj

Por Yuri Griem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *