A Comissão de Saneamento Ambiental, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realiza reunião extraordinária nesta quarta-feira (27/11) para debater o reajuste das tarifas dos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário no estado. A discussão será às 10h, na sala 316 do Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento.
O deputado Jari Oliveira (PSB), que preside o colegiado, afirma que é preciso cobrar transparência na base de cálculo que autorizou o reajuste tarifário para as concessionárias atuantes no Rio de Janeiro. Além disso, a Comissão ainda não teve acesso ao processo que autoriza o reajuste anual, a ser concedido a partir de 1º de dezembro de 2024.
“Nós queremos que tenha transparência na autorização do reajuste das concessionárias de abastecimento de água e coleta de esgoto do Rio. Precisamos ouvir a Agenersa, que é a agência reguladora do serviço de saneamento básico, para que seja apresentada a base de cálculos para o reajuste e também verificarmos se as metas estabelecidas no contrato de concessão do serviço estão sendo cumpridas”, explicou o parlamentar.
Foram convidados para a reunião Rafael Carvalho de Menezes, conselheiro-presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), além de representantes dos Comitês de Monitoramento Social dos Serviços de Abastecimento de Água Potável e de Esgotamento Sanitários dos blocos de concessão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).
Fonte: Alerj